Herbário

Publicado 3/16/2021, 11:40:33 AM, última modificação 3/16/2021, 12:07:06 PM
Herbário da UTFPR-CM faz parte da Rede Paranaense de Coleções Biológicas

O herbário HCF (Sigla que foi criada originalmente em função de ser o Herbário do Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná, Unidade de Campo Mourão) foi fundado no ano de 2000 e foi a primeira coleção biológica a ser criada nos 13 câmpus na UTFPR. Até 2003 ficou estacionado em cerca de 500 amostras. A partir de 2003, com o apoio da direção-geral do câmpus, começaram as coletas de maneira regular pelo estado do Paraná e outros estados brasileiros. Atualmente encontra-se diretamente vinculado à direção-geral do câmpus Campo Mourão da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Atende pesquisadores e alunos do curso de Engenharia Ambiental da UTFPR e pesquisadores e alunos de outras instituições. Possui programas de permuta e empréstimo de material botânico para outras 32 instituições nacionais.

Desde 2008 está cadastrado no Index Herbariorum. Tem atuado em parceria com o Instituto Água e Terra do Paraná (IAT) no levantamento da flora das Unidades de Conservação regionais e em pareceres técnicos para subsidiar a conservação dos ecossistemas regionais, através do embasamento para criação de novas unidades de conservação e laudos para subsidiar autos de infração em crimes ambientais cometidos contra a flora, atendendo a demandas da Polícia Militar Ambiental e do Ministério Público Estadual do Paraná.

O herbário conta com ampla amostragem do notório cerrado de Campo Mourão, do Parque Nacional do Iguaçu e das Unidades de Conservação regionais, municipais e estaduais. Faz parte da rede TaxonLine que reúne as coleções biológicas do Paraná e, através da mesma, foi contemplado com o Projeto NAPI TaxonLine que trouxe recursos, como bolsa Técnico em Nível Superior, material de consumo e equipamentos a serem adquiridos ao longo de três anos, além de fortalecer a integração entre as coleções paranaenses. Atualmente o herbário possui 31.150 amostras de cerca de 6.700 espécies de plantas em armazenagem, sendo a quarta maior coleção botânica do Paraná e a segunda maior do interior do estado.

O herbário da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campo Mourão (HCF) tem como curador o professor Marcelo Galeazzi Caxambu. Mais informações sobre  a Rede Paranaense de Coleções Biológicas você encontra no site: https://www.taxonline.bio.br/ e as informações sobre o herbário estão disponíveis no link: https://www.taxonline.bio.br/hcf.

Reportar erro