Home
/
Notícias
/
Campo Mourão
/
Missão Internacional PROFÁGUA-ANA

Missão Internacional PROFÁGUA-ANA

Publicado 11/4/2022, 3:40:37 PM, última modificação 11/4/2022, 3:47:11 PM

Entre os dias 24 de setembro e 01 de outubro a professora Cristiane Kreutz, coordenadora do polo Profágua, participou da Missão Internacional PROFÁGUA-ANA em Portugal.

Delegação na Universidade do Minho, cidade de Braga

 Essa missão teve por objetivo ampliar a rede internacional de cooperação técnica-científica do ProfÁgua com instituições de ensino superior portuguesas. Foram visitadas a Universidade do Minho, na cidade de Braga, e o Instituto Politécnico de Bragança, na cidade de Bragança.

 Além da professora Cristiane, da UTFPR campus Campo Mourão, participaram da delegação: José Augusto Costa Gonçalves (ProfÁgua – UNIFEI), Maurício Augusto Leite (ProfÁgua – UNESP); Renata Rozendo Maranhão (ANA) e Regina Coeli Montenegro Generino (Assessoria Especial Internacional – ANA).

 Durante essas visitas foi possível apresentar as diversas atividades realizadas pelas Instituições Associadas ao ProfÁgua, incluindo pesquisas da UTFPR, bem como as ações da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), no que tange a gestão das águas. Lá a delegação também conheceu as atividades e pesquisas realizadas por aquelas universidades.

 Os participantes da comissão demonstraram total interesse em estabelecer a cooperação técnico-científica entre o mestrado ProfÁgua e as universidades visitadas. Dessa maneira, será elaborada uma minuta de termo genético de cooperação internacional, no qual poderá ser incluído a posteriori, disciplinas em conjunto; seminários e visita de docentes. 

 Essa cooperação é muito importante para aprimorar o conhecimento gerado entre os envolvidos com os projetos, além de enriquecer a experiência do ensino oferecido pelas universidades parceiras.

 Além dessas atividades, a delegação participou da IRCEWS 2022 - Inclusivity, Resilience and Cicular Economy of Water Services Conference onde os trabalhos de autoria dos docentes e alunos do ProfÁgua foram apresentados.

 “Enfatizo a importância desta primeira Missão Internacional do ProfÁgua junto com representantes da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), pois deu-se início a um projeto profícuo de internacionalização, por meio dos futuros convênios que serão firmados entre o ProfÁgua e as instituições portuguesas, possibilitando assim aumentar a rede de cooperação, compartilhamento e fortalecimento de conhecimento técnico-científico e a ampliação de recursos humanos especializados em gestão das águas”, afirma a professora Cristiane.