Campo Mourão
Parceria com a UTFPR-CM

Publicado 11/21/2017, 3:07:03 PM, última modificação 11/21/2017, 3:11:23 PM

A Casa do Papai Noel está em processo de montagem na Praça São José. O projeto, com toda a estrutura em madeira, foi desenvolvido por acadêmicos do curso de Engenharia Civil do campus da Universidade Federal Tecnológica do Paraná (UTFPR). O trabalho fez parte de matéria específica do curso referente a estrutura em madeira e planejado de forma a reutilizar o material nos próximos anos.

Parceria com a UTFPR garante casa do Papai Noel reutilizável e de baixo custo
- Publicado em CRN online em: 20/11/2017 - 13:48:28h

“Esse projeto foi pensado mais na reutilização, de forma a não comprometer a qualidade do material, não utilizando pregos para a montagem da estrutura”, explica o acadêmico Rodrigo Gonçalves, que desenvolveu o projeto junto com os colegas Rafael Hideki e Luiz Henrique Vidotti.

A cobertura da casa será de fibrocimento para proteger a madeira. “O que a gente aprende na teoria tivemos oportunidade de fazer na prática. Esse trabalho também é importante para divulgar que temos uma universidade muito boa aqui”, enfatiza Rafael. A casa será dividida em cozinha, quarto e sala do Papai Noel, decorada com poltrona, lareira e a árvore de Natal.

A secretária especial de Cultura, Marley Formentini também destacou o baixo custo do projeto. “Gastamos em torno de seis mil reais para fazer essa casa que depois será desmontada e reutilizada nos próximos anos. Em anos anteriores gastava-se talvez a metade disso, mas sem reaproveitamento”, argumenta.

Além da parceria com a UTFPR, a secretária destaca também o envolvimento da Secretaria de Obras e Serviços Públicos com a mão de obra na execução do projeto e também do Centro de Criatividade, que ficará responsável pela decoração.