Home
/
Notícias
/
Campo Mourão
/
Projeto de extensão

Projeto de extensão

Publicado 4/5/2018, 1:36:03 PM, última modificação 4/5/2018, 1:39:52 PM

Projeto de extensão “Ensino de Ciências para professores do ensino fundamental I”

Ensino de Ciências para professores do ensino fundamental I

O projeto de extensão “Ensino de Ciências para professores do ensino fundamental I”, coordenado pela Prof. Dra. Natalia Neves Macedo Deimling, tem por objetivo principal elaborar, desenvolver e avaliar um curso de ensino de Ciências com professores do ensino fundamental I da rede pública municipal de educação de Campo Mourão, - especificamente do quarto ano -, tendo em vista possibilitar a esses profissionais a compreensão, análise e discussão de alguns tópicos de conteúdos de Ciências presentes tanto no Planejamento Anual de Ensino Municipal quando na Base Nacional Comum Curricular em seus aspectos teóricos e práticos, bem como algumas sugestões de atividades para o trabalho com estes conteúdos nesta etapa de ensino, contribuindo para o seu desenvolvimento profissional docente.

Este projeto, aprovado pelo EDITAL 01/2017 PROREC_EXTENSÃO, é resultado de uma parceria entre a Universidade Tecnológica Federal do Paraná - câmpus Campo Mourão - e a Secretaria Municipal de Educação de Campo Mourão. Para o seu desenvolvimento, o projeto conta com a participação e colaboração de professores do Departamento Acadêmico de Física (DAFIS) – Adriana da Silva Fontes, Cesar Vanderlei Deimling e Roseli Constantino Schwerz – e do Departamento Acadêmico de Química – Regiane da Silva Gonzalez. Além dos professores, o projeto conta também com duas estudantes do curso de Licenciatura em Química: uma bolsista – Jaqueline Jora de Vargas – e uma voluntária – Adriane da Silva Benedito.

Entre outros aspectos, este projeto vai ao encontro do que dispõe o inciso VIII do artigo 43 da Lei nº 9.394/1996 que estabelece a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), segundo o qual cabe ao ensino superior “atuar em favor da universalização e do aprimoramento da educação básica mediante a formação e a capacitação de profissionais, a realização de pesquisas pedagógicas e o desenvolvimento de atividades de extensão que aproximem os dois níveis escolares” (BRASIL, 1996, s/p). Assim, esperamos com esta iniciativa contribuir tanto para desenvolvimento profissional dos docentes e estudantes participantes do projeto – da educação básica e do ensino superior - quanto para o fortalecimento da relação entre Escola e Universidade.

O curso, com duração de 42 horas, contará com sete encontros presenciais realizados na UTFPR e com atividades a distância que serão desenvolvidas pelos professores da educação básica sob a mediação da equipe de professores e estudantes que integram o projeto. O primeiro encontro do curso - já em andamento - ocorreu no dia 29/03/2018.

Reportar erro