Projeto Instigando seu saber
‘Projeto Instigando seu Saber’
Na Sexta-Feira, dia 16 de março, às 13:50 horas foi realizado mais uma apresentação do projeto “Instigando seu Saber”, coordenado pelo Prof. Dr. Adilandri Mércio Lobeiro. O projeto “Instigando seu Saber”, tem como objetivo apresentar para os docentes e discentes da UTFPR campus Campo Mourão os estudos que estão sendo desenvolvidos na Universidade.
Dessa vez, o tema abordado foi o estudo de percolação de água no solo, com o título de “Aplicação do Método das Diferenças Finitas (MDF) no Problema de Percolação de Água em Maciços Terrosos”, apresentado pelo Prof. Dr. Ewerton Clayton Alves da Fonseca.
O solo, é uma área muito ampla de estudos, principalmente dentro da Engenharia Civil, pois esse possui diversidades e peculiaridades que variam de local para local, o que requer um frequente estudo para a solução de problemas no campo das edificações.
Para isso, são estudadas as tensões aplicadas ao solo como no caso das fundações, ou as tensões aliviadas para as escavações, ainda há o estudo do escoamento de água dos poros, “vazios” entre as partículas de solos, esse estudo é chamado de percolação da água no solo, que foi o assunto tratado.
O Prof. Dr. Ewerton, explicou sobre as redes de fluxos, que caracterizam a união de linhas de fluxo, que são as linhas na qual a partícula de água se desloca do montante para a jusante por meio dos poros. A Equação da Continuidade de Laplace, define as condições de percolação na rede de fluxo para um determinado ponto na massa de solo, em que são traçadas malhas retangulares. Para a obtenção dos resultados foi utilizado o Método das Diferenças Finitas, utilizando o software Excel, para uma melhor apresentação e exemplificação da solução numérica encontra.