Reconhecimento

Publicado 6/30/2020, 4:37:41 PM, última modificação 6/30/2020, 4:53:21 PM
Egresso do curso de Ciência da Computação da UTFPR-CM recebe prêmio de melhor dissertação de mestrado

O egresso do curso de Bacharelado em Ciência da Computação da UTFPR – Câmpus Campo Mourão, Marcos Roberto e Souza, recebeu o prêmio de melhor dissertação de mestrado do Instituto de Computação da Universidade Estadual de Campinas (IC/UNICAMP) e o primeiro lugar entre as dissertações de mestrado no Concurso de Teses e Dissertações da Sociedade Brasileira de Computação (CTD/SBC).

Marcos concluiu o curso de Ciência da Computação em 2015 na UTFPR-CM. Fez mestrado na Unicamp e atualmente cursa doutorado também na Unicamp. Em seu depoimento publicado no site daquela instituição, Marcos fala da sua trajetória a acadêmica, relatando também o período em que estudou na UTFPR-CM: “Durante o período de quatro anos do curso de Ciência da Computação, desenvolvi o interesse pelas mais diversas áreas da computação. Meu interesse pela pesquisa científica foi construída ao longo dos anos e chegou ao seu ponto mais alto durante o desenvolvimento do meu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), em que tive a oportunidade de ser orientado pelo professor Dr. Diego Bertolini Gonçalves. Com esse trabalho, tive maior contato com as áreas de análise e processamento de imagens, que se tornaram as minhas áreas de pesquisa. No final de 2015, conclui o curso, sendo a primeira pessoa da minha família a cursar o ensino superior. Apesar de algumas dificuldades no início da graduação, tive a felicidade de ganhar o prêmio Aluno Destaque da Sociedade Brasileira de Computação.” O depoimento completo pode ser lido no site do Instituto de Computação da Unicamp

Com o título "Digital Video Stabilization: Algorithms and Evaluation", sua dissertação propõe métodos e técnicas para o processo e também para a avaliação da estabilização digital de vídeos. Esse problema visa remover, apenas por meio de software, as oscilações do movimento da câmera que ocorrem devido à movimentação indesejada na aquisição de um vídeo. A restrição de ser implementado totalmente em software, representada pela palavra “digital”, indica que a estabilização é feita sem o uso de nenhum dispositivo específico, ou de informações adicionais além dos quadros do vídeo pré-gravado. O trabalho resultou na publicação de cinco artigos em periódicos da área.

Reportar erro