Notícias
/
Campo Mourão
/
Recursos educacionais

Recursos educacionais

Publicado 5/20/2020, 4:23:11 PM, última modificação 5/20/2020, 5:11:12 PM
Pesquisadores da UTFPR-CM disponibilizam Manual de Instalação, Configuração e Uso da Caixa de Areia de Realidade Aumentada - SARndbox

Caixa de Areia de Realidade Aumentada - Sarndbox

Desde 2015, professores e alunos do Câmpus Campo Mourão desenvolvem o projeto SARndbox UTFPR, que busca integrar um sistema de Realidade Aumentada a modelos topográficos criados fisicamente com suas superfícies escaneadas em tempo real. O projeto aplicado no câmpus baseia-se no  original, desenvolvido na Universidade da Califórnia, que se encontra disponível de forma gratuita na internet. 

A SARndbox UTFPR está instalada e em funcionamento no Laboratório de Estudos Geoecológicos e Gestão Ambiental – LAGEA da UTFPR-CM, sendo utilizada para diferentes aplicações como aulas práticas, mini-cursos, workshop e visitas da comunidade externa. É também um dos Projetos Destaque da UTFPR, selecionado no Edital 02/2020, da PROREC. 

A experiência com o projeto SARndbox levou os pesquisadores a criarem um manual que  tem como objetivo promover a instalação de novas SARndboxes e/ou a atualização das já existentes, bem como a divulgação do uso de ferramentas tecnológicas em suas mais diversas aplicações, principalmente no contexto educacional.

De acordo com os autores, o manual teve projeções importantes em várias regiões do Brasil, contribuindo para a instalação de outras SARndbox. Devido à rápida evolução tecnológica e a possibilidade de novos usos e funções para a SARndbox, houve a necessidade de atualização do manual. O manual atualizado, de autoria dos professores  André Luiz Satoshi Kawamoto, Maristela Denise Moresco Mezzomo e do aluno Giorgio Artur Garcia Braz,  está disponível no link http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4956