Notícias
/
Cornélio Procópio
/
A História da UTFPR-CP é a História de pessoas fortes e decididas

A História da UTFPR-CP é a História de pessoas fortes e decididas

Publicado 3/10/2023, 1:33:56 PM, última modificação 3/15/2023, 3:28:16 PM
São 30 anos de uma trajetória singular

Lembrar e comemorar, duas palavras muito caras aos historiadores. A primeira nos remete ao exercício da memória. A segunda é celebração. Ambas, porém, revelam que o objeto da História são “as ações dos homens do tempo...”, parafraseando o historiador francês Marc Bloch (1886-1944) é o que nutre a memória e propicia a comemoração. Nesse caso, as ações das pessoas que formaram nossa escola, hoje universidade, são dignas das mais efusivas lembranças e comemorações.

Em 2023, a Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Cornélio Procópio (UTFPR-CP) completa 30 anos de História. Uma trajetória marcada pela abnegação e a dedicação de pessoas ímpares que, com seu trabalho e responsabilidade, construíram uma história singular. Os professores e os estudantes, os técnicos administrativos e a comunidade externa, todos juntos, sonharam, planejaram e realizaram um dos feitos mais marcantes da História de Cornélio Procópio, a implantação do Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná-CEFET-PR, Unidade Cornélio Procópio-UNED-CP, em 1993, atualmente UTFPR-CP, conforme destacou o ex-prefeito Hermes Rodrigues da Fonseca Filho (assista a entrevista do senhor Hermes da Fonseca e outras entrevistas em comemoração aos 30 anos de nossa instituição em nosso canal no YouTube).

Em 1991, anúncios reiterados do Ministério da Educação sobre a expansão das escolas técnicas federais no país movimentaram o gabinete do então prefeito Hermes da Fonseca que, através de sua assessoria, com destaque para o Professor Altevir Villa e a Professora Lenita Martens de Oliveira, mãe de nossa estimada Professora Doutora Marilu Martens de Oliveira, deram os primeiros encaminhamentos para que nosso município recebesse uma das unidades do CEFET-PR. A partir daí, Cornélio Procópio tornou-se candidatíssima e, no ano seguinte, a partir da doação de um terreno e outras ações, iniciaram-se as obras para a construção do CEFET-PR UNED-CP.

A escola não demorou para entrar em funcionamento. No dia 1º de março de 1993 os primeiros servidores tomaram posse para os cargos de professores e técnicos-administrativos, após aprovação em concurso público e, no dia 17 de abril do mesmo ano, os primeiros estudantes matriculados ocuparam nossas salas de aulas pela primeira vez. Naquele ano, dois cursos técnicos entraram em funcionamento: os cursos técnicos integrados ao ensino médio de Eletrotécnica e de Mecânica. Em 2005, o CEFET-PR optou, junto ao Ministério da Educação, pela transformação da escola técnica federal em universidade, dando origem a Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Cornélio Procópio.  

O CEFET-PR UNED-CP foi instalado em um amplo espaço amplo com localização privilegiada em nossa cidade, entre as avenidas Santos Dumont e Alberto Carazzai. Atualmente, a UTFPR-CP ocupa uma área de 65 mil metros quadrados, onde estão edificados 28 mil metros quadrados de construção, entre blocos administrativos e acadêmicos que abrigam, entre outros espaços, a biblioteca, o anfiteatro, laboratórios de pesquisas, equipamentos esportivos etc. Além destes, nossa instituição ainda possui mais 120 metros quadrados de área às margens da Rodovia BR 369, doadas pelo empresário e benfeitor senhor João Gatti para a construção do Parque Científico e Tecnológico da UTFPR-CP.

Esta é a UTFPR-CP, um instituição que oferece seis cursos de Engenharia (Elétrica, Eletrônica, Mecânica, Software, Controle e Automação e de Computação), um curso de Licenciatura em Matemática e um curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, cursos de Pós-Graduação em nível de Mestrado e Doutorado nas áreas de Ensino, Elétrica, Mecânica, Informática, Bioinformática e Matemática, além de especializações lato sensu e cursos de formação profissional em parceria com o Instituto Federal do Paraná-IFPR com mais de 3 mil alunos matriculados. Além dos cursos de graduação e educação profissional, nossa instituição possui também, uma das mais prestigiadas e eficientes Incubadoras de Inovação do Estado do Paraná e do Brasil, lugar privilegiado para o desenvolvimento de ideias e inovações e de criação de empresas inteligentes orientadas para o desenvolvimento humano, profissional e tecnológico.

Em 2023, ano do trigésimo aniversário da UTFPR-CP, podemos lembrar com alegria e celebrar com grande satisfação as realizações das pessoas que diretamente ou indiretamente, em suas ações e atuações singulares, construíram e continuam construindo uma “Universidade que Transforma”!

Parabéns Cornélio Procópio! Parabéns UTFPR, Campus Cornélio Procópio!

Texto elaborado pelo Professor Doutor Dirceu Casa Grande Junior, do Departamento de Ciências Humanas e Sociais-DACHS da UTFPR-CP em 08/03/2023. 

Acompanhe todas as entrevistas em nosso Canal do Youtube: https://www.youtube.com/@utfpr-campuscornelioprocop162

Entrevista com Hermes Rodrigues da Fonseca Filho, ex-prefeito de Cornélio Procópio: https://www.youtube.com/watch?v=BTOoSStsi10

Entrevista com o Prefeito Municipal Dr. Amin José Hannouche: https://www.youtube.com/watch?v=M6V2Ctb1zJw

Entrevista com a Profª. Dra. Marilu Martens Oliveira e o Prof. Dr. Guilherme Serpa Sestito: https://www.youtube.com/watch?v=XU2Q6yc32zA

Entrevista com os servidores técnicos administrativos Rosemeire Virginio de Souza e Antonio Juares Augusto: https://www.youtube.com/watch?v=606KyCCVQgQ