Aluna internacional conclui Pós-Graduação em Engenharia Elétrica na UTFPR-CP
Mauricelle Sonya Kana Nguemo fez história na Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Cornélio Procópio (UTFPR-CP) ao concluir seu mestrado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica. Com a orientação do docente Alessandro do Nascimento Vargas, Mauricelle desenvolveu uma pesquisa inovadora em sistemas lineares, resultando na tese intitulada "Estabilidade em Tempo Finito de Sistemas Lineares com Parâmetros Variantes no Tempo: Abordagem Aleatória," que trouxe avanços significativos para a área de controle de sistemas LPV. O trabalho mostrou os benefícios e desafios do uso da abordagem aleatória para o controle dos sistemas lineares com parâmetros variantes no tempo (LPV).
Ainda no que se refere aos benefícios, essa abordagem permitiu de resolver as condições de estabilidade em tempo finito envolvendo a contração do sistema em cada passo T. Bom relembrar que as tais condições de estabilidade pedem um esforço computacional proibitivo pois depende de um número gigante de matrizes resultantes de um processo de identificação. No entanto, resolver esse problema usando a abordagem aleatória foi muito complicado do ponto de vista computacional, pois levou horas ou até dias para ser concluído.
Um controlador robusto foi desenvolvido e adaptado a um sistema de amortecedor magneto reológico acoplado a uma mesa vibrante para validar experimentalmente as teorias de estabilidade discutidas neste trabalho, resultando em dados obtidos por experimentos em tempo real. O objetivo final de controlar a posição da mesa vibrante foi atingido.
Sucesso Acadêmico: Uma História de Dedicação e Superação
Mauricelle Sonya Kana Nguemo nasceu no interior de Camarões e, com o incentivo de sua família e o exemplo de seu pai que é professor na área de física, seguiu para a capital (Yaoundé) para concluir sua graduação. Sua trajetória de estudos a levou ao Brasil, onde se tornou a primeira estudante africana a obter um título de Pós-Graduação Strictu Sensu na UTFPR-CP.
Mauricelle possui uma sólida formação acadêmica. Antes de vir ao Brasil, ela obteve um Master 2 em Mecânica e Sistemas Complexos pela Université de Yaoundé 1 em 2021. Entre 2022 e 2024, cursou Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica com ênfase em Controle e Automação na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Cornélio Procópio.
Chegar ao Brasil foi um grande desafio. Mauricelle não falava português e se viu, pela primeira vez, fora de seu país de origem, enfrentando a saudade da família e a adaptação a uma nova língua e cultura. Durante sua estadia, residiu em uma república onde os estudantes falavam inglês, o que facilitou sua integração. O ambiente de acolhimento que encontrou na UTFPR-CP e seus companheiros do programa também permitiram que sua adaptação ocorresse.
Agora, Mauricelle se prepara para mais um desafio: uma especialização de um ano na França. Mais uma vez, ela foi contemplada com uma bolsa de estudos, refletindo seu esforço e dedicação contínuos.
A UTFPR-CP parabeniza a Mestra Mauricelle Sonya Kana Nguemo por sua notável conquista e destaca seu exemplo de perseverança, dedicação e inovação, que serve de inspiração para todos os estudantes e profissionais. Desejamos a ela sucesso em seus futuros empreendimentos.
Sobre o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica
A UTFPR, Campus Cornélio Procópio, possui o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE), que tem como objetivo principal fomentar a qualificação de engenheiros eletricistas e profissionais de áreas afins, formando recursos humanos capazes de promover o desenvolvimento científico e tecnológico voltado às necessidades das empresas e da sociedade. O PPGEE prima pelo desenvolvimento de atividades que incentivem a geração e a disseminação de conhecimento científico-tecnológico na área de Sistemas Eletrônicos Industriais, com vistas à melhoria da qualidade de vida regional.
A vinda da aluna Mauricelle Sonya Kana Nguemo é um exemplo do sucesso do trabalho de internacionalização desenvolvido no Programa. Os docentes e pesquisadores do PPGEE realizam parcerias, participam de eventos internacionais e visitam instituições estrangeiras, permitindo que o trabalho desenvolvido na UTFPR-CP seja conhecido e reconhecido mundialmente. Esse esforço constante de internacionalização tem sido essencial para atrair talentos globais e enriquecer o ambiente acadêmico do Programa.