Notícias
/
Cornélio Procópio
/
Colaboração Internacional de Destaque: UTFPR-CP e UVA Impulsionando a Pesquisa em Sistemas Inteligentes e Engenharia Elétrica

Colaboração Internacional de Destaque: UTFPR-CP e UVA Impulsionando a Pesquisa em Sistemas Inteligentes e Engenharia Elétrica

Publicado 10/18/2023, 10:25:25 AM, última modificação 10/19/2023, 10:23:08 AM
Parceria UTFPR-CP e Universidade de Valladolid: Destaque em Pesquisa Internacional.

No período de 01 a 09 de setembro, o professor Alessandro Goedtel, representando a Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Cornélio Procópio (UTFPR-CP), teve o privilégio de visitar a renomada Universidade de Valladolid, na Espanha. Fundada em 1241, a instituição é mantida com recursos públicos do Governo Espanhol e atualmente abriga sete Campus em quatro cidades da região de Castela e Leão: Valladolid, Palência, Soria e Segóvia. 

Os pesquisadores do Laboratório de Sistemas Inteligentes (LSI) da UTFPR – Campus Cornélio Procópio mantêm uma colaboração de pesquisa contínua com os professores Prof. Dr. Óscar Duque Pérez e Prof. Dr. Daniel Moriñigo Sotelo da UVA desde o ano de 2010. Neste contexto, foi formalmente estabelecido um convênio de pesquisa, bem como um programa de intercâmbio envolvendo estudantes e professores entre as duas instituições. 

Dentre as pautas da visita, foram avaliados os trabalhos realizados entre a UTFPR – UVA nos últimos 5 anos, tendo como saldo expressivos resultados acadêmicos do intercâmbio de pesquisadores e conhecimento entre as duas Instituições, favorecendo uma renovação do convênio. A mobilidade de pesquisadores entre as duas instituições tem contribuído para formação internacional de doutorandos e pós-doutorandos de ambas as instituições. O conhecimento gerado ao longo dos anos são expressos por meio de publicações em periódicos e congressos, resultando, mais recentemente, na premiação do IEEE SDEMPED Paper Award 2023. 

Como destaque recente da parceria, foi finalizado o período de Doutorado Sanduíche de Ruhan Pontes Policarpo de Souza, em junho de 2023, em conformidade com o Edital CAPES PDSE 2022. O Doutorado Sanduíche iniciou em 01/09/2022 e terminou em 31/05/2023. O estudante cumpriu todas as atividades programadas, tendo submetido um trabalho científico ao IEEE SDEMPED 2023, além de outro trabalho a um periódico. As atividades desenvolvidas foram baseadas nos estudos e experimentos realizados no Laboratório de Acionamentos, sob a supervisão dos pesquisadores da UTFPR e da UVA. 

Atualmente, por meio do Edital CAPES PDSE 2023, o pesquisador de doutorado Avyner Lorran de Oliveira Vitor está desenvolvendo suas atividades de doutorado Sanduíche na UVA, tendo  iniciado em setembro de 2023. Avyner é o quinto pesquisador da UTFPR a desenvolver trabalhos em Valladolid no contexto do convênio entre as duas Universidades (UTFPR – UVA). O estudante apresentou seus resultados alcançados ao grupo de pesquisa da UVA, cujos desenvolvimentos foram realizados na UTFPR – Campus Cornélio Procópio vinculado ao Programa de Doutorado Associado UTFPR – UEL (PPGAEE). Como conclusão destas reuniões, foram ajustadas as fases de estudo, modelagem e experimentação para aprimorar e validar os modelos computacionais propostos utilizando transformadas tempo-frequência. 

O professor Alessandro Goedtel e os pesquisadores do LSI agradecem à UTFPR pelo apoio ao convênio internacional com a UVA, a UTFPR – Campus Cornélio Procópio pela oportunidade e financiamento para a visita e ao Departamento de Engenharia Elétrica da UTFPR – CP pelo suporte as atividades de pesquisa e formação de Mestres e Doutores.