Docente da UTFPR-CP realiza visita técnica à Europa em trabalho de Internacionalização da UTFPR
Entre os dias 14 a 24 de novembro de 2022, o docente e Coordenador do Programa de Pós-Graduação Associado em Engenharia Elétrica da UTFPR/UEL, em nível de doutorado, do Campus Cornélio Procópio , Cristiano Marcos Agulhari, realizou visita técnica internacional à Europa em comitiva organizada por iniciativa da PROPPG-UTFPR, apoiada pela Direção-Geral do Campus Cornélio Procópio .
O grupo composto pelo Prof. Dr. André Schneider de Oliveira, Profa. Dra. Fabiana Martins Costa Maia, Prof. Dr. Thiago de Oliveira Vargas e Profa. Dra. Michele Potrich, primeiramente visitou a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), localizada em Vila Real (Portugal), com a finalidade de contribuir com a formalização de um acordo de Dupla Diplomação em nível de Doutorado. Após, a comitiva seguiu para o Instituto Politécnico de Bragança (IPB), em Bragança (Portugal), afim de estreitar os laços com os grupos de pesquisa e discutir sobre cooperações internacionais.
Na oportunidade, o docente da UTFPR-CP realizou visita a Universidade de Valladolid (UVA) para acompanhamento dos trabalhos de doutorado sanduíche do estudante Ruhan Pontes Policarpo de Souza iniciado em 09/22 no âmbito do Edital PDSE e convênio formalmente estabelecido entre UTFPR-UVA. Ruhan é o quarto pesquisador do LSI (Laboratório de Sistemas Inteligentes) a desenvolver pesquisas em parceria com os professores e pesquisadores da UVA na área de máquinas elétricas e acionamentos; a saber: Prof. Oscar Duque-Perez, Prof. Daniel Morinigo-Sotelo e Profa. Vanesa Fernández Cavero.
Ruhan descreveu sua experiência no programa de doutorado sanduíche, a qual vem contribuindo para sua formação, capacitando-o em novas tecnologias e novas metodologias de pesquisa. O aluno também destacou a oportunidade de aprendizado em meio a um ambiente multicultural e multilinguístico.
Por fim, Cristiano agradeceu o apoio da PROPPG-UTFPR e Direção Geral do Campus Cornélio Procópio (UTFPR-CP) pela oportunidade de enviarmos nossos pesquisadores as universidades citadas, o que colabora para o aumento da internacionalização da UTFPR.
Na oportunidade, parabenizamos o professor pelo trabalho desenvolvido!