Home
/
Notícias
/
Cornélio Procópio
/
Professoras da UTFPR-CP Impulsionam a Epidemiologia no Brasil com Ensino Inovador e Colaborativo

Professoras da UTFPR-CP Impulsionam a Epidemiologia no Brasil com Ensino Inovador e Colaborativo

Publicado 6/13/2024, 10:45:42 AM, última modificação 6/13/2024, 10:45:55 AM
Elisangela Lizzi e Glaucia Bressan, do Departamento Acadêmico de Matemática, fortalecem a saúde pública através do PROFEPI, capacitando profissionais em análise de dados com o software R.

No Campus Cornélio Procópio da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR-CP), as professoras Elisangela Aparecida da Silva Lizzi e Glaucia Maria Bressan, lotadas no Departamento Acadêmico de Matemática, estão desempenhando um papel fundamental no fortalecimento da epidemiologia no Brasil. Por meio do Programa de Fortalecimento da Epidemiologia nos Serviços (PROFEPI), ambas ministram o curso de Regressões Aplicadas à Vigilância em Saúde, capacitando profissionais da saúde em análise de dados utilizando o software R.

O Ministério da Saúde, em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), coordena iniciativas formativas como o PROFEPI para apoiar o Sistema Único de Saúde (SUS). Elisangela Lizzi explica: “Ministramos o curso de Regressões Aplicadas à Vigilância em Saúde em 2023, nível avançado, em parceria com profissionais de outras universidades federais.” Este curso, oferecido em formato semi-presencial, inclui uma semana intensiva de estudos presenciais em Brasília.

Glaucia Bressan destaca a abrangência e impacto do curso: “Atuamos como professoras, tutoras e produtoras de conteúdo, desenvolvendo material didático e videoaulas. Capacitando profissionais de todo o Brasil em análise de dados com o uso do software R, também estamos divulgando a UTFPR nessas áreas.” O curso tem sido um ponto de encontro para profissionais de saúde municipais, estaduais e federais, promovendo um ambiente colaborativo e interdisciplinar.

Elisangela salienta a continuidade e expansão do aprendizado proporcionado pelo curso: “Como docentes e pesquisadoras do PPGBIOINFO, ministramos a disciplina de Bioestatística na pós-graduação e, neste semestre, temos alunos ouvintes da Secretaria de Saúde de Curitiba, indicados pelos colegas que fizeram nosso curso em Brasília.” Estes alunos demonstraram interesse em aprofundar seus conhecimentos em modelos estatísticos para melhorar seus serviços.

A professora Glaucia reforça a importância dos resultados obtidos: “O curso permitiu que todos os participantes trabalhassem com dados reais, aplicando modelos matemáticos e estatísticos, além de ferramentas computacionais que geram resultados valiosos para a Saúde Pública no Brasil, fundamentando a elaboração de políticas públicas.”

O trabalho das professoras Elisangela Lizzi e Glaucia Bressan exemplifica o compromisso da UTFPR-CP com a inovação e a excelência na formação de profissionais de saúde, impactando diretamente a qualidade da saúde pública no Brasil.

Reportar erro