Home
/
Notícias
/
Curitiba
/
Aluna da UTFPR-CT ganha prêmio “Jovem Cientista 2024” em congresso mundial

Aluna da UTFPR-CT ganha prêmio “Jovem Cientista 2024” em congresso mundial

Publicado 4/25/2024, 2:01:40 PM, última modificação 4/25/2024, 2:03:00 PM
Brenda Lenardt pesquisa riscos envolvidos em quedas e fraturas em idosos

Congresso Mundial de Osteoporose, Osteoartrite e Doenças Musculoesqueléticas (Foto: Brenda Lenardt)

A estudante Brenda Lenardt, do Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF) da UTFPR-CT, recebeu o prêmio “Jovem Cientista 2024” no Congresso Mundial de Osteoporose, Osteoartrite e Doenças Musculoesqueléticas (WCO-IOF-ESCEO 2024), realizado neste mês, em Londres, por sua pesquisa relacionada à criação de um protocolo de análise de fatores de risco envolvidos em quedas e fraturas em idosos.

“Foi uma experiência única! Me senti realizada em ser reconhecida como uma jovem pesquisadora e pela valorização da pesquisa. E também um incentivo a continuar na carreira acadêmica. Sou muito grata à UTFPR pelas oportunidades e por expandir meus horizontes. E em especial, ao laboratório de pesquisa que faço parte há 4 anos e fui orientada pelo professor Oslei de Matos, que sempre me incentivou”, comemora a aluna.

A pesquisa

A pesquisa de Lenardt faz parte do Laboratório Bioquímico e Densitométrico (LABDEN) da UTFPR-CT, com orientação do professor Oslei de Matos. Com base nas informações levantadas pelo projeto, é possível estimar o risco que cada paciente tem de sofrer quedas. Os dados são repassados ao idoso e também para a Unidade Básica de Saúde, que atua na prevenção deste tipo de acidente.  

O WCO

O Congresso Mundial de Osteoporose, Osteoartrite e Doenças Musculoesqueléticas (WCO-IOF-ESCEO 2024) é um evento científico para divulgação de informações, pesquisas, inovações e descobertas na área. Os participantes puderam enviar resumos e artigos para apresentação, além de registrá-los para possível premiação.