Curitiba
Alunas do “Corre UTF” são destaque em corrida municipal

Publicado 4/11/2024, 4:17:01 PM, última modificação 4/11/2024, 4:26:08 PM
Corre UTF em breve será projeto de extensão aberto ao público

No início de abril, os alunos de Bacharelado em Educação Física da UTFPR-CR, Carlos Eduardo Silva Pires, Gabriela Costa de Lima, Hilana Boganika e Julia Grin Ribeiro, membros da equipe “Corre UTF”, participaram da II Corrida da Polícia Federal, realizada em Curitiba. Julia Grin Ribeiro e Hilana Boganika alcançaram o primeiro e terceiro lugares na categoria 10 km feminino de 18 a 24 anos.

Corre UTF é um projeto que surgiu da ideia de reunir docentes e acadêmicos do Bacharelado em Educação Física que gostam de correr para treinarem juntos na sede Neoville. O que era apenas uma ideia se transformou em um clube de corrida. Agora a iniciativa está em processo de se tornar projeto de extensão. “O Corre UTF nasce como um projeto que vai muito além da competição. Seu intuito é promover e democratizar o exercício físico, aliando ciência, comunidade e formação de profissionais competentes”, explica o professor e coordenador do projeto, Adriano Lima da Silva.

Corrida

“Apesar do pódio ser um reconhecimento importante e a corrida de rua ser um esporte individual, a equipe Corre UTF nos mostra como estar ao lado de pessoas com objetivos e princípios semelhantes aos nossos é capaz de nos impulsionar a ir mais rápido e com mais leveza”, afirma Adriano, “a satisfação foi ainda maior por contar com a participação especial de Ilma Aparecida da Silva – mãe do atleta Carlos Eduardo Silva Pires – que completou sua primeira prova de corrida de 5 km e de Márcio Boganika – pai da atleta Hilana Boganika – que competiu nos 10km. Isso mostra o quanto a corrida de rua é capaz de integrar e mobilizar família e sociedade rumo a um estilo de vida mais ativo”, comenta o coordenador do projeto.

Resultados

O professor Adriano garantiu o 5º lugar ao completar os 10 km na categoria masculina de 45 a 49 anos. Já o aluno Carlos Eduardo Silva Pires assegurou a 12ª posição na categoria masculina de 18 a 24 anos, também nos 10 km. Gabriela Costa de Lima participou dos 5 km da categoria feminina de 14 a 24 anos, alcançando o 13º lugar. Hilana Boganika conquistou a 3ª colocação na categoria feminina de 18 a 24 anos, correndo os 10 km. Julia Grin Ribeiro foi a grande campeã nos 10 km da categoria feminina de 18 a 24 anos.

Próximos passos

Nessa primeira etapa, a iniciativa está aberta apenas para acadêmicos e docentes do curso de Bacharelado em Educação Física, mas, está em processo de análise para se tornar um projeto de extensão aberto para todos os públicos. As atualizações sobre o processo podem ser encontradas no perfil do Instagram do Corre UTF.