Home
/
Notícias
/
Curitiba
/
Alunos da UTFPR constroem robô de 8 pernas para uso em terrenos irregulares

Alunos da UTFPR constroem robô de 8 pernas para uso em terrenos irregulares

Publicado 8/22/2025, 2:41:23 PM, última modificação 8/22/2025, 2:42:05 PM
Estudantes de Engenharia Mecatrônica desenvolveram um robô inspirado no modo de locomoção dos animais

Dois alunos de Engenharia Mecatrônica do Campus Curitiba da UTFPR desenvolveram um sistema de locomoção alternativo para dispositivos exploratórios e para cadeiras de rodas motorizadas, otimizado para terrenos irregulares, como areia, por exemplo. Luryam Ferreira Barreto Miranda e Willian Teixeira Bond aceitaram o desafio proposto pelo orientador, professor Luiz Carlos de Abreu Rodrigues, do Departamento Acadêmico de Mecânica (DAMEC), e criaram o robô Escarbots, um protótipo em tamanho real inspirado no mecanismo de Theo Jansen, um sistema de ligações que permite a um conjunto de peças se mover de forma semelhante aos animais.

A pesquisa inicial dos estudantes apontou o mecanismo de Theo Jansen como o mais promissor, devido à sua inspiração nos esqueletos de animais e em seus modos de locomoção, oferecendo maior estabilidade e tração em comparação com sistemas tradicionais de rodas. Segundo Luryam, o maior desafio para a dupla foi a construção do protótipo em tamanho real. O robô Escarbots, com oito pernas, 80 peças estruturais, 216 rolamentos e mais de 140 conexões, totalizou cerca de 30 kg. “O projeto exigiu inúmeras horas de montagem, ajustes e testes para que as análises e simulações fossem validadas na prática”, conta o estudante. 

Trajetória

Durante o curso, Luryam e Willian aprofundaram os conhecimentos em robótica por meio de disciplinas específicas e da participação em projetos de extensão da UTFPR, como a empresa-júnior Cromo, a equipe de robôs de combate Crossbots e o grupo de aerodesign Acalântis. Essas experiências proporcionaram a base prática em prototipagem e desenvolvimento de sistemas móveis complexos, essenciais para a execução do projeto.

A dupla destaca a importância do Laboratório de Prototipagem (Proto), localizado na Sede Ecoville da UTFPR Campus Curitiba , fundamental para a materialização do projeto. Componentes do robô foram fabricados por impressão 3D e corte a laser, processos que demandaram ajustes finos e tempo de produção significativo – mais de 90 horas de impressão 3D, utilizando até seis impressoras simultaneamente.




Reportar erro