Home
/
Notícias
/
Curitiba
/
Armazém Macedo: novo espaço para uso do campus Curitiba

Armazém Macedo: novo espaço para uso do campus Curitiba

Publicado 4/26/2024, 3:32:16 PM, última modificação 4/29/2024, 2:13:51 PM
Bem histórico foi cedido pela prefeitura de Antonina e será destinado para atividades de ensino, pesquisa e extensão

A UTFPR campus Curitiba e a prefeitura de Antonina, no litoral do Paraná, assinaram uma carta de intenções para o uso do Armazém Macedo, patrimônio histórico localizado na baía da cidade. O espaço será utilizado pela comunidade da UTFPR-CT para realizar atividades de ensino, pesquisa e extensão e haverá a possibilidade de visitação pelo público. O local é um bem histórico da cidade tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). 

Na última terça-feira, 23 de abril, a diretora-geral da UTFPR-CT, professora Rossana Finau, e o prefeito de Antonina, José Paulo Vieira Azim, assinaram uma carta de intenções para uso do espaço. As atividades desenvolvidas serão realizadas a partir da aprovação de projetos específicos possibilitados por Acordos de Cooperação Técnica acompanhados por planos de trabalhos voltados ao ensino, pesquisa e extensão.

Antonina é um destino frequente dos discentes da professora Giceli Portela - lotada no Centro de Atividades Artísticas (CAART). A docente mediou a negociação entre município, campus e IPHAN. Giceli atua em projetos e pesquisas sobre restauro, patrimônio histórico e educação patrimonial. “O espaço é um patrimônio histórico muito importante para a cidade, para o Paraná e para o sul do Brasil. (...) É uma bandeja, há muitas coisas que agregam valores e assuntos acadêmicos dos mais variados que podem ser tratados aqui”, resume a professora. Giceli explica também que o grupo de pesquisas liderado por ela e que atua no inventário de cidades históricas  pretende ampliar o olhar sobre Antonina. “No futuro próximo teremos aqui uma cidade de interesse mundial no campo do patrimônio histórico, artístico e nacional”, finaliza. 

Armazém Macedo

O Armazém Macedo foi construído ainda no Século XIX, às margens Baía de Antonina para estocar erva-mate. Restaram as ruínas deste local, que foi reformado recentemente pelo município, entre os anos de 2019 e 2022. O trabalho foi realizado para preservar a estrutura histórica do armazém, mas também criou novos ambientes, que serão utilizados pelo campus Curitiba




Reportar erro