Incubadora de Inovações do campus Curitiba recebe Prêmio Habitats PR de Inovação 2021
Incubadora de Inovações do campus Curitiba da UTFPR recebe Prêmio Habitats PR de Inovação 2021 pelos resultados com a empresa incubada Neosilos. A premiação, oferecida pelo SEBRAE-PR em parceria com a Rede Paranaense de Incubadoras e Aceleradoras (Reinova), foi divulgada em evento no dia 25 de agosto e analisou 33 ambientes de inovação, ou "habitats", em todo o estado.
"Ambientes de inovação" é como são chamadas as incubadoras, ou seja, empresas e órgãos, que podem ser ligados a governos e universidades, que prestam assessoria e outros tipos de apoio para startups, as empresas iniciantes com projetos inovadores baseados em tecnologia. O anúncio dos 11 ganhadores, entre os quais está a Incubadora de Inovações da UTFPR-CT, aconteceu durante a abertura do Conecta 2021, evento de empreendedorismo e inovação.
A Incubadora do campus Curitiba foi premiada na categoria de negócios em desenvolvimento. Na mesma categoria, outros dois campus da UTFPR também foram premiados (Ponta Grossa e Cornélio Procópio). Carolina Silvestre Cândido Rocha, professora que coordena a Incubadora, conta que "ter um empreendimento incubado aqui no campus Curitiba com qualidade reconhecida por premiação, como foi a Neosilos, demonstra a consistência do nosso trabalho. A assessoria, o networking, contato com professores, laboratórios, mentores, etc, toda a estrutura que a incubadora oferece às nossas startups traz um resultado nítido."
Neosilos - inovação na indústria de grãos
A startup reconhecida pelo SEBRAE-PR e pela qual a Incubadora recebeu o Prêmio Habitats PR foi a Neosilos. A empresa foi idealizada e é dirigida pelos egressos do Campus Ian Cavalcante, CEO (diretor executivo) da Neosilos, e Jacqueline Almeida, CTO (diretora de tecnologia). Ian formou-se em Engenharia Mecânica pela UTFPR Curitiba e fez mestrado no Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica (Posmec) da UFSC - Florianópolis; Jacqueline é bacharel em Sistemas de Informação e atualmente mestranda em Computação Aplicada, ambos os cursos pelo campus Curitiba.
Os principais beneficiários da solução desenvolvida pela startup são as cooperativas agroindustriais e os produtores rurais que comercializam grãos. Utilizando tanto hardware como software criados pela própria Neosilos, a empresa criou um sistema que analisa a qualidade dos grãos a serem vendidos. Até agora, esse processo é realizado com base nas opiniões individuais de vendedores e compradores sobre os grãos. Com a solução desenvolvida pela incubada, cria-se uma plataforma automatizada e que classifica o produto por um padrão objetivo, padronizado e que aumenta a transparência nas transações.
"A incubação é extremamente importante para uma empresa nascente de base tecnológica, pois são ofertadas mentorias com profissionais e professores de elevada experiência de mercado, que não medem esforços para que os empreendedores se desenvolvam, e consequentemente, obtenham sucesso em suas jornadas" - destaca Ian. Além dos recursos humanos à disposição, o egresso diretor da Neosilos ressaltou a importância da infraestrutura oferecida pela Incubadora do campus Curitiba, como acesso aos equipamentos dos laboratórios da UTFPR, espaço físico, acesso à internet de alta velocidade, pesquisas em bancos de dados de literatura revisada, etc.
Site da empresa: neosilos.com
Vídeo ilustrativo da solução desenvolvida: https://youtu.be/81qi5WNocwA
Mais informações do evento: https://portal.utfpr.edu.br/noticias/geral/utfpr-e-a-grande-vencedora-do-premio-habitats-pr-de-inovacao