Home
/
Notícias
/
Curitiba
/
Campus Curitiba realiza reunião com reitor Everton Lozano

Campus Curitiba realiza reunião com reitor Everton Lozano

Publicado 9/24/2024, 2:56:23 PM, última modificação 9/25/2024, 1:52:44 PM
Encontro sobre orçamento foi realizado nesta terça-feira (24), primeiro dia de mandato do reitor

auditório UTFPR-CT

O campus Curitiba realizou nesta terça-feira (24) uma reunião com o reitor Everton Lozano, no primeiro dia da nova gestão. O encontro foi realizado no Auditório da sede Centro e contou com a participação de diretores, chefes de departamentos acadêmicos e administrativos e de coordenadores de cursos de graduação e de pós-graduação. O assunto foi a situação orçamentária da UTFPR Curitiba, que atualmente recebe um repasse de recursos da reitoria muito menor do que os custos de manutenção das três sedes.

A diretora-geral do campus Curitiba, professora Rossana Finau, realizou uma apresentação sobre a situação da UTFPR-CT, o maior e mais antigo dos 13 campi da UTFPR. Durante a fala, a professora mostrou os custos das três sedes (Centro, Ecoville, Neoville), como contas de água, luz, limpeza, segurança e manutenção. A diretora-geral também destacou a falta de técnicos administrativos em Curitiba, que conta com um número proporcional menor em relação aos demais campi, o que gera um custo de contratação de funcionários terceirizados. Além disso, Rossana também apresentou obras que são urgentes para as sedes e alguns departamentos e para as quais não há recursos financeiros no momento.

Marília Alarcon Gudolin, chefe do Departamento de Orçamento e Finanças detalhou a situação orçamentária do campus Curitiba para os presentes e, especialmente, para a equipe da nova reitoria. No momento, a UTFPR-CT tem um déficit orçamentário de aproximadamente R$ 122 mil até dezembro de 2024, considerando todos os recolhimentos de verbas realizados nas diretorias e departamentos. Como consequência, por exemplo, nenhum novo edital será publicado com vagas para bolsas, monitorias, entre outros. Marília também apresentou uma projeção para 2025, quando o déficit pode chegar a quase R$ 6,5 milhões, caso o repasse de verbas da reitoria para o campus não seja revisto.

O reitor Everton Lozano teve a nomeação publicada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (23), com início do exercício do cargo nesta terça-feira. Durante a abertura do encontro, o reitor apresentou parte da equipe da Pró-reitoria de Planejamento e Administração, PROPLAD. O reitor afirmou que realizará reuniões similares em todos os campi e que poderá rever a forma com que a distribuição de verbas é realizada atualmente entre os campi e a reitoria. 


Reportar erro