Home
/
Notícias
/
Curitiba
/
Como funciona o vestibular de verão da UTFPR

Como funciona o vestibular de verão da UTFPR

Publicado 10/6/2023, 3:12:57 PM, última modificação 10/6/2023, 3:18:14 PM
Inscrições encerram em 09 de outubro

As inscrições para o vestibular de verão da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) encerram na próxima segunda-feira, 9 de outubro. O campus Curitiba oferta 751 vagas gratuitas em cursos de bacharelado, licenciatura e tecnologia. As provas serão realizadas em 19 de novembro.

Veja como funciona o vestibular da UTFPR e como estudar em uma universidade pública, gratuita e de qualidade. 

Como prestar o vestibular de verão da UTFPR

  • Leia o edital. 
  • Faça sua inscrição até 09/10: escolha seu curso; defina se você é cotista ou deve disputar pela concorrência ampla.
  • Pague a taxa de inscrição, de R$ 150,00.
  • Com base nas informações do edital, prepare-se para o dia de realização de provas, que ocorrem em 19/11.

Como escolher o curso

No campus Curitiba, o estudante pode optar por cursos em 3 modalidades: Bacharelados, Licenciaturas ou Tecnólogo.

Nos Bacharelados, temos: Administração, Arquitetura e Urbanismo, Comunicação Organizacional, Design, Educação Física, Engenharias Ambiental e Sanitária, Civil, de Computação, de Controle e Automação, Elétrica, Eletrônica, Mecânica, Mecatrônica, e ainda os cursos de Química, Química Ambiental e Sistemas de Informações.

As Licenciaturas abrangem: Física, Letras Inglês, Matemática, Letras Português e Química.

Aí vão algumas dicas para escolher um curso superior

  • Analise suas preferências e habilidades;

  • Pense nas suas expectativas e prioridades;

  • Conheça os cursos e instituições;

  • Entenda as tendências do mercado de trabalho - se possível, converse com profissionais.

Por que escolher a UTFPR

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), é a única Instituição de Ensino Superior (IES) especializada em tecnologia. É uma das melhores universidades do Brasil, conforme o Ministério da Educação (MEC).

Com mais de um século de história em educação, a Tecnológica tem uma tradição de proximidade com a indústria e o mercado, abrigando docentes de alto gabarito. Aqui, se praticam a pesquisa, o que deixa o aluno ligado nas inovações de seu ramo, e a extensão, que aproxima da comunidade.

No total, a Universidade Tecnológica oferece 3.188 vagas em 114 cursos em 13 campi em todo o Paraná. Somente em Curitiba, são 751 vagas, distribuídas em 28 cursos.

Universidade pela diversidade e inclusão:

No vestibular da UTFPR, 50% das vagas de cada curso são reservadas aos candidatos que concorrem nas modalidades de cotas. As vagas reservadas são divididas em seis modalidades de cotas - consulte as perguntas frequentes para mais informações. 

Dicas para aproveitar integralmente a vida universitária

Tudo que você precisa saber sobre atividades e estruturas acadêmicas além do currículo:

A extensão é um tipo de atividade acadêmica em que projetos específicos desenvolvem atividades voltadas a levar os conhecimentos do curso superior e das pesquisas para a comunidade. Os estudantes podem se voluntariar ou até contar com bolsa e serão orientados por docentes. Exemplos: projetos de promoção da ciência com escolas de níveis fundamental e médio; atendimento à saúde da população; etc.

O Restaurante Universitário oferece alimentação preparada por nutricionistas, balanceada e a preços acessíveis, subsidiados para os estudantes.

As associações atléticas são organizações de estudantes que estimulam a prática esportiva, promovem competições e reúnem socialmente alunos. Além disso, muitas possuem baterias, para a torcida, e que ensinam os interessados a tocar instrumentos.

A iniciação científica tem o objetivo de despertar o interesse pela pesquisa científica e proporcionar uma formação mais ampla. Por meio da pesquisa de um tema específico, o estudante recebe orientação individual e continuada, preparando-o para a pós-graduação.

Há diversos grupos de pesquisa na UTFPR, que abrigam estudantes da graduação, do mestrado e doutorado. Essas pesquisas já renderam inovações em diversos ramos de atividade produtiva e também muitos prêmios.

Os centros acadêmicos são organizações estudantis vinculadas a cada curso específico, promovendo socialização com os colegas e participação nos rumos do curso de cada estudante. Paralelamente, o movimento estudantil oferece uma vivência de debate e participação política nos assuntos de interesse dos estudantes. 

Diversas atividades culturais e artísticas fazem parte da vida acadêmica: orquestra, teatro, dança, poesia e outras. A UTFPR oferece grupos onde o estudante pode tanto mostrar seus talentos como aprender alguma dessas artes, participar de festivais e celebrações culturais das mais diversas. 

Reportar erro