Concerto comemora 10 anos da Camerata UTFPR
"É uma grande festa quando um grupo musical pode completar aniversários de números inteiros", anunciou o maestro Enaldo Oliveira, durante a abertura da 10ª temporada de Concertos da Camerata UTFPR, realizada na quinta-feira (1º), no auditório da sede Centro. Na apresentação, o grupo tocou músicas que refletem a história dos dez anos de existência, como a Marcha dos Mestres Cantores, de Richard Wagner, e Serenata de Orquestra de Cordas, de Norman Leyden, tocadas na primeira e na segunda temporadas da Camerata.
"Nós fazemos parte dessa longa tradição de música aqui na instituição", declarou o maestro Enaldo. A Camerata UTFPR vem de uma longa tradição de práticas instrumentais na universidade, que remonta à Banda da Escola Federal de Curitiba e também à Banda do CEFET - Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná. A formação atual é composta por alunos, servidores e pessoas da comunidade externa, "voluntários que tocam porque amam compartilhar o amor pela música", como afirmou o maestro.
Núcleo de Ópera Comunitário de Curitiba
O Núcleo de Ópera Comunitário de Curitiba (NOOC), presente no concerto de abertura, é um dos parceiros da Camerata UTFPR. O professor Ben Hur Cionek, que cantou em uma das músicas do concerto, contou que o núcleo prepara cantores e cantoras para óperas, musicais, árias, conjuntos e coros.
Serviço
Informações e próximos eventos da Camerata UTFPR são publicados no perfil do grupo no Instagram.