Home
/
Notícias
/
Curitiba
/
Crossbots conquista prêmios em competição nacional

Crossbots conquista prêmios em competição nacional

Publicado 3/13/2023, 2:25:32 PM, última modificação 3/13/2023, 2:33:42 PM
Equipe de Robótica inicia 2023 mantendo bom desempenho em competições

Integrantes da Crossbots posam com robô Frederico e troféu da Iron Cup (Foto: Crossbots).

A Crossbots, equipe de robótica competitiva da UTFPR, conquistou importantes colocações na Iron Cup 2023, competição nacional de robótica que ocorreu em Santa Rita do Sapucaí, Minas Gerais. Com o robô Frederico, a equipe ficou em terceiro lugar na categoria Trekking Indoor, desafio de movimento com obstáculos, e nono lugar em uma das categorias de combate com o robô Smilinguido. A Crossbots mantém a boa sequência em competições, após conquistar medalhas de ouro, prata e bronze no Salão de Robótica em 2022.

 “Eu estou muito orgulhosa do trabalho do pessoal e sei que todos também sentem a mesma coisa, foram muitos dias de trabalho intenso, então é realizador ter um grande resultado depois de tanta dedicação”, conta Letícia Rodrigues, responsável pelo projeto Frederico.

A categoria Trekking Indoor foi “criada como uma forma de desenvolver novas tecnologias para a robótica móvel autônoma, em especial novas tecnologias de navegação natural”, explica Letícia. “Em um campo fechado, há quatro marcações espalhadas no espaço, o robô começa na primeira e deve chegar na segunda, terceira e na quarta respectivamente, ao redor do último objetivo haverá obstáculos que o robô deverá desviar”. 

Na categoria Antweight, por sua vez, acontece um combate entre dois robôs de até 454 gramas. "Os robôs são controlados via radiofrequência pelos pilotos de cada equipe. O combate dura dois minutos e vence o robô que nocautear o adversário primeiro, ou seja, a luta é encerrada quando um dos robôs não tem condição de reproduzir uma movimentação controlada por mais de dez segundos" conta Walter Bollmann, responsável pelo projeto Smilinguido. "Caso o tempo previsto de dois minutos seja esgotado sem que haja um vencedor, os juízes da partida elegerão o vencedor seguindo um sistema de pontuação que avalia os danos causados em cada robô, além da agressividade e controle da luta que teve cada piloto".

A próxima competição da Crossbots será a RSM Challenge, que acontece entre 21 e 23 de abril, em Mogi das Cruzes – SP. 

A Crossbots

A Crossbots existe há 12 anos e conta com 53 integrantes, vindos de áreas distintas. Visando a expansão do projeto, a equipe está organizando uma competição que ocorrerá na UTFPR com participação de equipes do Brasil inteiro.

Leia sobre a conquista da Crossbots no Salão de Robótica de 2022, clicando aqui.

Fotos e vídeos das competições podem ser vistos no Instagram da Crossbots.