Curso de Engenharia Mecânica da UTFPR comemora 25 anos
A comemoração dos 108 anos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) passou também pela celebração do jubileu de prata do curso de Engenharia Mecânica do Câmpus Curitiba . Na manhã desta terça-feira, dia 3, alunos, professores e técnicos-administrativos se reuniram na Sede Ecoville para comemorar os 25 anos do curso.
A solenidade que celebrou o momento histórico para a UTFPR contou com a presença do reitor Luiz Alberto Pilatti; do diretor-geral do câmpus Curitiba , Cezar Augusto Romano; do coordenador do curso de Engenharia Mecânica, professor Fábio Martins; e do fundador do curso, professor Paulo André de Camargo Beltrão.
Em sua fala, Martins agradeceu aos alunos, professores e técnicos que compõem a equipe do curso e mencionou números da graduação. Ao todo, já foram formados 1923 engenheiros e o curso entrega ao mercado anualmente uma média de 176 novos profissionais. "A principal resposta que uma universidade pública pode dar à sociedade é a entrega de profissionais de excelência. E temos feito isso", destacou. Atualmente, o curso conta com 968 alunos regulares.
O diretor-geral do Câmpus contou um pouco da história da Engenharia Mecânica na UTFPR, o quarto curso superior da instituição e o terceiro de engenharia. "Queremos parabenizar sobretudo aqueles que ainda continuam escrevendo a história desta universidade", disse Romano.
Em sua fala, o reitor Luiz Alberto Pilatti lembrou que é uma grande vitória poder comemorar 25 anos de um curso bem avaliado em meio a atual conjuntura econômica adversa: "Temos um histórico e um legado centenário como instituição e, vocês dão a cara à UTFPR", disse aos presentes.
A placa homenageou a todos os professores que já exerceram a coordenação do curso ao longos dos últimos 25 anos: Paulo André de Camargo Beltrão (1992-1995), Marcos Flávio de Oliveira Schiefler Filho (1995-1998), Walter Luis Mikos (1999-2002), Admilson Teixeira Franco (2002-2004), Cesar Lucio Molitz Allenstein (2004-2008), Antonio Kozlik Junior (2009-2016) e Fábio Martins (2016-atualmente).