Home
/
Notícias
/
Curitiba
/
Diretor do TUT (Teatro da UTFPR) lança terceiro livro do ano

Diretor do TUT (Teatro da UTFPR) lança terceiro livro do ano

Publicado 10/9/2025, 2:41:36 PM, última modificação 10/9/2025, 2:42:53 PM
Intitulado “Processos criativos no teatro: encenação, cenografia e trilha sonora”, será lançado no dia 18 de outubro

O professor Ismael Scheffler, diretor do Teatro da UTFPR (TUT), lança no dia 18 de outubro o livro “Processos criativos no teatro: encenação, cenografia e trilha sonora”. O lançamento integra as comemorações pelos 20 anos da UTFPR e também marca os 20 anos de atuação de Scheffler no teatro da instituição. O evento acontecerá às 10h, no Laboratório de Poéticas do Corpo (LAPOC – sala CN-013), na Sede Centro. O livro estará disponível tanto na versão impressa quanto digital

A obra reúne fotografias e textos escritos entre 2008 e 2017, que exploram o desenvolvimento artístico e inventivo de seis espetáculos teatrais, destacando os caminhos da criação cênica, da composição visual e da elaboração sonora. O foco do projeto está na apresentação dos processos criativos de diferentes espetáculos teatrais, trazendo uma contextualização das propostas e destacando temas específicos que marcaram as encenações.Todos os capítulos abordam a encenação, alguns com ênfase nos processos criativos de cenografia e trilha sonora, outros voltados para expressão corporal, dramaturgia autoral, tradução e a relação com o público.

“A maior parte da minha carreira eu estive envolvido com o TUT, que é um projeto importante para a universidade. Quando a universidade comemora seus 20 anos é também importante que ela comemore um aspecto que nem sempre é conhecido. Muito se fala sobre trabalhos de graduação e pesquisa, mas o trabalho artístico aqui tem uma trajetória memorável. Antes do CEFET ser universidade, a arte já estava presente nessa instituição”, comenta o professor Ismael. 

Os textos refletem alguns dos aspectos mais marcantes da criação de seis espetáculos apresentados em Curitiba e região metropolitana: O ovo (2006); Ubu Rei (2008-2009), A Breve Dança de Romeu e Julieta (2009); Babel (2013-2014), Alice Quântica (2015) e Esperança (2016). Exceto Alice Quântica (dirigido por Lau Bark com atuação do GRUTA, do Colégio Estadual do Paraná), Ismael Scheffler dirigiu os demais espetáculos e assina a dramaturgia de O ovo, Babel e Esperança, além da adaptação de A Breve Dança de Romeu e Julieta.

Destes espetáculos, quatro foram produções teatrais realizadas no âmbito da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, sendo Ubu Rei, Babel e A Breve Dança de Romeu e Julieta, realizações do TUT – projeto de extensão da instituição que completa 52 anos de atividades em 2025.

Um dos textos foi escrito em parceria com a compositora Ágatha Pradnik e outros dois com a colaboração, à época, de estudantes universitários: Natália de Oliveira Martins, Mariana Garcia da Silva, Ian Lages Coelho e Camile Casado Vasconcelos.

Este é o terceiro livro lançado por Scheffler em 2025 dedicado ao trabalho do TUT. Em abril, foi publicada a obra “Parte: Antonio Mira, um desenhista na plateia” (Arte Final, 2025, 53 p.), um livro digital que reúne uma série de desenhos feitos durante os ensaios e apresentações do espetáculo do TUT de 2024.

Já em maio, chegou ao público o aguardado “TUT: 50 anos de teatro” (EdUTFPR, 2025, 754 p.), uma extensa publicação sobre o primeiro meio século do grupo de teatro da UTFPR, fundado em 1972, ainda nos tempos de Escola Técnica. A obra combina pesquisa histórica e depoimentos de 30 ex-integrantes, além de apresentar fichas técnicas das peças e mais de 700 imagens, entre fotografias e desenhos.

Os três livros têm distribuição digital gratuita e podem ser baixados no Repositório Institucional da UTFPR (RIUT): https://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/.

Reportar erro