Home
/
Notícias
/
Curitiba
/
Engenharia de Produção: conheça o novo curso da UTFPR-CT, ofertado no próximo vestibular

Engenharia de Produção: conheça o novo curso da UTFPR-CT, ofertado no próximo vestibular

Publicado 9/3/2024, 2:57:38 PM, última modificação 9/10/2024, 3:53:16 PM
Nova graduação alia conhecimento teórico e práticas de mercado, com a tradição UTFPR


Engenharia de Produção (EP) é a nova graduação do campus Curitiba da UTFPR, ofertada no Vestibular 2025/1 para início no primeiro semestre de 2025 - curso faz parte do Departamento Acadêmico de Mecânica (DAMEC-CT). Os profissionais formados em EP são os responsáveis pelo “projeto, a implantação, a operação, a melhoria e a manutenção de sistemas produtivos integrados de bens e serviços, envolvendo pessoas, materiais, tecnologia, informação e energia”(1).

Inicialmente, estarão disponíveis 22 vagas para o período da tarde/ noite. "A oferta neste turno possibilita que mesmo estudantes que trabalhem possam cursar. Além disso, as aulas serão 100% na sede Ecoville, mais um fator que reduz custos para os estudantes, combatendo a evasão", explica o  professor Laércio Javarez Jr., chefe do DAMEC.

"Nosso objetivo é garantir a consonância da EP da UTFPR com os principais modelos deste curso no país e no exterior e seu enquadramento nas Diretrizes Curriculares Nacionais", explica a professora Cleina Yayoe Okoshi, coordenadora do curso. A duração da graduação em EP é de 5 anos. Além da UTFPR Curitiba, existe apenas mais uma instituição pública, portanto gratuita, que oferece o curso na área de Curitiba e Região Metropolitana (RMC), as restantes são privadas (2).

Estrutura

Contando com 90 laboratórios de ensino e pesquisa, o DAMEC pode "oferecer aos graduandos de EP uma formação teórica e prática completa, abrangendo tudo que podem encontrar uma vez que estejam no mercado de trabalho", avaliou o professor Laércio. Para se ter uma ideia, a média de laboratórios em cursos de EP situados na região de Curitiba é de quatro, segundo levantamento em sites de instituições que ofertam o curso na região.

Outro aspecto comparativo da UTFPR com outras instituições é número e formação docente. Enquanto há em média 26 professores envolvidos em outros cursos de EP na região, sendo 42% destes doutores, na UTFPR essa graduação conta com 37 professores, sendo 100% deles doutores.

Para citar um exemplo, uma das estruturas que garante aos graduandos de EP uma experiência próxima das práticas do mercado é o Laboratório de Automação. Nele, os estudantes têm oportunidade de operar máquinas de controle numérico por computador (CNC - foto), utilizadas em processos produtivos industriais, que englobam desde a fabricação até a estocagem de peças e máquinas. No laboratório, é possível ver as carteiras onde os alunos assistem aulas teóricas ao lado das máquinas utilizadas na prática industrial.

Formação ampla com foco no mercado

Professora Cleina explica que o curso de EP da UTFPR foi desenvolvido "para oferecer uma formação ampla e diversificada, de modo que o estudante tenha as competências básicas da engenharia e específicas da EP, que faz o uso de todas as ferramentas a fim de solucionar um problema prático. Assim, é possível formar profissionais habilitados ao gerenciamento, projeto, melhoria de sistemas de produção de bens e serviços, integrando aspectos humanos, econômicos, sociais e ambientais".

Dentro das 3600 horas totais do curso são estudadas tanto áreas básicas da engenharia como Mecânica, Física, Química Geral, Desenho por Computador, e várias outras, como áreas mais aplicadas, entre as quais Automação, Engenharias da Qualidade, de Operações, de Sustentabilidade, do Trabalho, e muitas mais, "focando na interdisciplinaridade das unidades curriculares e na resolução de problemas reais das indústrias, empresas, comunidade e sociedade. Dessa forma, o egresso do curso de EP pode ter atuação abrangente, tanto em organizações industriais, comerciais e serviços" - explicou a coordenadora.

"Um diferencial do curso é que ele foi desenvolvido pensando nas necessidades e oportunidades do Brasil, focando principalmente em Curitiba e Região - o curso proposto foi baseado em dados e resultados tais como outros cursos existentes, economia e mercado de trabalho, a partir da utilização da estrutura e corpo docente do DAMEC-CT. Conforme os dados analisados sobre a região, é possível destacar que o curso de EP somará conhecimento de qualidade na área e complementará o ensino existente por meio de uma grade curricular pensada para o dinamismo da região e nos seus setores (principalmente o metalmecânico). Outro diferencial é a metodologia de ensino, baseada na abordagem internacional CDIO (Conceive, Design, Implement, Operate: conceber (criar), projetar, implementar e operar (atuar))", concluiu a professora.

Vestibular UTFPR 2025.1

O Vestibular de Verão UTFPR está com inscrições abertas até 09 de outubro. Somente no campus Curitiba, são ofertadas 750 vagas em 29 cursos (saiba mais aqui). Porém, o candidato pode se inscrever em qualquer um dos 13 campi distribuídos pelo estado do Paraná que a Tecnológica possui em sua estrutura. 

FONTE:

FONTE:

(1) Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO).

(2) E-MEC, Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Educação Superior (2024).

















Reportar erro