Equipe GralhaBots de Robótica da UTFPR é prata na Competição de Robótica Petrobras
A equipe GralhaBots de Robótica da UTFPR-CT foi prata no desafio técnico da Competição de Robótica Petrobras, realizada em Goiânia entre 11 e 17 de novembro. Os estudantes Iohana A. Torres Cabral, mestranda no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Informática Industrial, Victor Hugo Garrett e Thaís Say de Carvalho, alunos de Engenharia de Computação, Carlos Eduardo Correa Zanon, aluno de Engenharia Eletrônica, Diogo Damasceno Kanunfre e Rafael Furuyama, alunos de Engenharia Mecatrônica, conquistaram a posição com a criação de um drone autônomo.
A principal característica do robô é a capacidade de realizar tarefas complexas como sobrevoar áreas e pousar em bases terrestres e suspensas sem a necessidade de um operador. Além disso, o drone identifica e contabiliza caixas em prateleiras, transporta caixas entre bases e interpreta gestos de um operador por meio de uma câmera, obedecendo aos comandos dados.
Os estudantes envolvidos no projeto são integrantes do Laboratório de Engenharia de Sistemas Computacionais (LESC) e foram orientados pelo professor Marco Aurélio Wehrmeister, do Departamento Acadêmico de Informática (DAINF) e dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Informática Industrial (CPGEI) e em Computação Aplicada (PPGCA).
"Todos os alunos da equipe GralhaBots estão de parabéns pelo excelente desempenho. Além dos seis alunos que representaram a equipe em Goiânia, temos 17 outros estudantes de diversos cursos de graduação e pós-graduação da UTFPR que contribuem para o desenvolvimento dos nossos robôs aéreos no LESC. A dedicação e o comprometimento de toda a equipe foram fundamentais, especialmente dos seis alunos em Goiânia, que demonstraram conhecimento técnico, resiliência e dedicação”, parabeniza o professor.
Simpósio Brasileiro de Robótica
Além da competição, os membros da equipe participaram do Simpósio Brasileiro de Robótica, onde tiveram a oportunidade de apresentar artigos científicos na área. Na ocasião, a mestranda Iohana A. Torres Cabral apresentou o artigo "Recognizing Human Actions: A Deep Learning Model for UAV Piloting", que descreve resultados parciais de seu trabalho de mestrado no CPGEI, focando no uso de inteligência artificial e visão computacional para identificar gestos humanos, que são utilizados no controle de robôs aéreos.