Home
/
Notícias
/
Curitiba
/
Equipe Imperador da UTFPR fica em primeiro lugar em desafio técnico da Baja SAE Brasil

Equipe Imperador da UTFPR fica em primeiro lugar em desafio técnico da Baja SAE Brasil

Publicado 2/9/2023, 4:31:27 PM, última modificação 2/9/2023, 4:45:21 PM
Para a disputa, as equipes projetam e constroem um carro off-road.

O veículo da Imperador (Foto: Equipe Imperador).

A Equipe Imperador da UTFPR campus Curitiba ficou em primeiro lugar no desenvolvimento do Desafio Técnico, uma fase que faz parte da etapa de relatório de projeto, da competição Baja SAE Brasil, de nível nacional. O desafio tinha como tema a gestão ambiental e era focado na análise do ciclo de vida do carro criado pelos estudantes. A equipe ficou em primeiro lugar entre 70 competidoras. 

“Sempre três meses antes da competição nacional todas as equipes devem enviar um relatório de projeto com dez páginas explicando e embasando o projeto nas práticas de engenharia”, detalha o estudante Gregory Neolan, capitão da Imperador. O Desafio Técnico faz parte deste relatório, que vale 120 pontos dos 1000 que estão em disputa. O relatório de projeto apresentado pela UTFPR alcançou o 7º lugar geral, a maior colocação da história da equipe nesta etapa. 

Competição física

Os integrantes da Imperador se preparam para as etapas da competição que envolvem as disputas com o carro off-road, que será realizada em 1º de março. Mesmo durante as férias, os estudantes seguem trabalhando no veículo, que fica em um espaço localizado na sede Ecoville. 

Os três primeiros colocados na competição nacional são classificados para o Mundial. “O plano para esse ano é focar principalmente nos testes do veículo para chegarmos bem preparados para a competição nacional em março e para a etapa regional no final do ano. A meta é ficar no top 10 do nacional e pegar uma colocação no pódio do regional”, planeja Gregory.

Imperador

A Equipe Imperador foi fundada em 2008 e é formada por estudantes de Engenharia da UTFPR campus Curitiba. As equipes que disputam a competição Baja SAE Brasil devem ser formadas por estudantes de Engenharia, de graduação e de pós-graduação, e todos devem pertencer à mesma instituição de ensino superior.  

Membros da Equipe Imperador na oficina. (Foto: Aline Nunes)

A ideia é aplicar os conhecimentos teóricos na prática, desenvolver habilidades de trabalho em equipe, de tomada de decisão, de comunicação e de desenvolvimento de projetos. 

Reportar erro