Escola de Fotônica é organizada por UTFPR e UFPR

Foi realizada na semana passada, entre os dias 19 e 23, a Escola de Fotônica 2024. O congresso científico foi organizado pela UTFPR-CT em parceria com a UFPR. Dedicadas ao compartilhamento de conhecimentos em Fotônica, as atividades contaram com cinco palestras, três minicursos, visitas a laboratórios, apresentação de pôsteres e debates.
De acordo com o professor Alexandre de Almeida Prado Pohl, do Departamento Acadêmico de Eletrônica e organizador do evento, “a Escola de Fotônica é uma atividade acadêmica que visa proporcionar aos participantes conceitos básicos e, ao mesmo tempo avançados, sobre diversos temas relacionados com a luz e seu emprego em diversos campos do conhecimento humano”, disse.
Evento
O evento foi organizado pelos grupos de pesquisa UTFPR Optica Student Chapter em colaboração com o UFPR OPTICA Student Chapter, da Universidade Federal do Paraná. As palestras e atividades se dividiram entre a Sede Centro da UTFPR-CT e o Centro Politécnico da UFPR. De acordo com Pohl, “o evento é particularmente interessante para alunos de graduação e pós-graduação das áreas de física, química e engenharias, de forma geral, interessados no emprego e desenvolvimento de técnicas que se baseiam na geração, processamento e detecção de sinais na faixa dos comprimentos de onda do ultravioleta, visível e infravermelho próximo com vistas a aplicações nas áreas de engenharia elétrica, eletrônica, mecânica, civil, médicas e biomédicas, entre outras”.
Fotônica
Pohl explica ainda que “a fotônica é o campo de estudos que trabalha com a geração e manipulação de sinais no domínio de frequências mais altas, que variam do infravermelho próximo ao ultravioleta, passado pelo espectro da luz visível”. Para ele, a importância dessa área se dá nas muitas aplicações desse conhecimento, “que variam desde gerar iluminação através de LEDs e técnicas avançadas de diagnóstico na medicina”.