Estão abertas as inscrições para as oficinas gratuitas em Matlab e de introdução ao Simulink
Estão abertas as inscrições para a oficina presencial e gratuita de nivelamento em Matlab 2025.2. Podem se inscrever estudantes da UTFPR e pessoas da comunidade externa, mas é necessário que os interessados tenham conhecimentos básicos de programação, álgebra linear, física e cálculo. As aulas serão ministradas no laboratório de computação CB-005, do Departamento Acadêmico de Eletrotécnica (DAELT), localizado na Sede Centro da UTFPR Curitiba . Clique aqui para se inscrever.
Esta é a sétima edição consecutiva da oficina e neste semestre a novidade é a realização de uma breve introdução ao Simulink, um ambiente de programação visual e de simulação. “O MATLAB é uma plataforma de programação de alta performance voltada majoritariamente para o cálculo numérico. O Simulink, por sua vez, é o seu 'irmão gráfico', especializado na simulação de sistemas dinâmicos e de controle por diagramas de blocos, o que torna a visualização e a experimentação mais intuitivas”, explica o professor Carlo Alessandro Zanetti Pece, do Departamento Acadêmico de Eletrotécnica (DAELT), responsável pela oficina.
Inscrições
O prazo de inscrições encerra-se às 19h30 do dia 13 de agosto, uma quarta-feira. Na sequência, as inscrições serão analisadas e os candidatos receberão um e-mail comunicando o resultado. Por isso, os interessados devem ficar atentos às comunicações no endereço eletrônico que fornecerem durante a inscrição. De acordo com o professor Carlo, frequentemente candidatos perdem a vaga por falharem neste quesito e não verificarem o e-mail.
Matlab e Simulink
Segundo o professor, “Apesar do acesso gratuito e irrestrito ao Matlab estar estabelecido na UTFPR desde maio de 2021, muitos alunos e professores ainda não o utilizam. Uma das razões apontadas é justamente a falta de um curso de nivelamento. Fica claro, portanto, que uma introdução tutorada com vistas a desmistificar o software, particularmente para os alunos com maior dificuldade, seria muito bem-vinda. A oficina visa ainda favorecer o aluno em vulnerabilidade socioeconômica, visto ser oferecida sem nenhum custo envolvido”.
Turmas
Haverá duas turmas, ambas com oito horas de instrução. A primeira terá aulas em dias de semana, na quinta-feira dia 14 de agosto e na sexta-feira dia 15, sempre das 13h30 às 17h30. A segunda turma terá as oficinas no domingo do dia 17 de agosto, das 8h às 12h e das 14h às 18h. De acordo com o professor Pece, as vagas no domingo tendem a ser mais concorridas.