Estudante da UTFPR Curitiba fica em terceiro lugar no prêmio melhores TCCs do CREA-PR

O estudante da UTFPR Curitiba , Thiago Estrela Kalid, do curso de Engenharia Elétrica, ficou em terceiro lugar no prêmio de melhores trabalhos de conclusão de curso (TCCs) do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA-PR) em 2025. O trabalho envolve o desenvolvimento de técnicas de processamento de sinais que auxiliam a Petrobras na inspeção de tubulações submarinas e na avaliação de sua integridade estrutural. O prêmio foi recebido via edital.
Desde a iniciação científica, Thiago participa ativamente do Laboratório de Processamento de Sinais e Problemas Inversos (LASSIP). Neste laboratório, sob orientação do professor Thiago Passarin, o estudante desenvolve sua pesquisa sobre processamento de sinais e problemas inversos aplicados ao imageamento por ultrassom e à visão computacional.
Durante uma inspeção de campo de um tubo submarino, é necessário estimar a condição interna utilizando ultrassom, para avaliar se é preciso realizar manutenção ou substituição. Para tornar esse processo eficiente, é comum deslocar o sensor de ultrassom, capturando dados de diferentes regiões do tubo. O desafio é que, para juntar todas essas “imagens” em um modelo 3D do interior do tubo, é fundamental saber exatamente qual deslocamento foi realizado durante a inspeção. Com isso, o objetivo principal do trabalho de Thiago é propor um sistema capaz de estimar esse deslocamento.
“Escolhi essa linha de pesquisa porque ela envolve muita matemática e física, mas de forma bastante aplicada. Acho fascinante a ideia de, por meio de sensores e processamento de sinais, ser possível estimar informações do mundo real - como, por exemplo, o grau de corrosão no interior de uma tubulação submarina”, explica Thiago.
Durante a graduação, o estudante teve dois artigos apresentados em congresso internacional, um deles reportando o mesmo método apresentado no TCC. Agora, ele está cursando o mestrado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Informática Industrial (CPGEI-CT) e já tem coautoria num artigo publicado em periódico Qualis A1 (as revistas científicas são classificadas pela CAPES, onde A1 é o maior grau, que publica artigos com contribuições de maior impacto).