Home
/
Notícias
/
Curitiba
/
Estudante da UTFPR se destaca como Deputada Universitária em programa da ALEP

Estudante da UTFPR se destaca como Deputada Universitária em programa da ALEP

Publicado 7/25/2025, 3:04:38 PM, última modificação 7/25/2025, 3:10:55 PM
Aluna de Arquitetura e Urbanismo representou universidade na Assembleia Legislativa e propôs projeto sobre saúde mental no ensino superior

A aluna Luana Vasconcellos, do curso de Arquitetura e Urbanismo, representou com protagonismo a instituição na 6ª edição do Programa Parlamento Universitário, promovido pela Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), evidenciando mais uma iniciativa de relevância estadual do campus Curitiba .

Entre os 54 deputados universitários selecionados para compor o Parlamento nesta edição, a UTFPR garantiu uma das cadeiras, ocupada por Luana. A estudante contou com o apoio de seu assessor parlamentar, Kauã Cristóvão, estudante de Engenharia Mecatrônica, além de outros colegas da faculdade, que contribuíram diretamente para o desenvolvimento de suas pautas e ações legislativas no programa.

Com uma atuação pioneira, Luana foi a única deputada universitária eleita oriunda de um curso que não pertence às áreas de Direito ou Ciências Sociais, contribuindo para a  diversidade de formações nas discussões políticas e legislativas do Estado.

Durante o programa, que simula a dinâmica parlamentar, Luana apresentou um Projeto de Lei voltado à saúde mental para os docentes porém com medidas de capacitação continuada para discentes, técnicos e servidores. A proposta foi debatida nas comissões temáticas e no plenário.

“Eu tive muito medo e receio de estar em um ambiente em que não domino e nem compreendo, mas precisamos falar sobre a Saúde Mental dos discentes, das mazelas psicológicas enfrentadas nesse momento decisivo de vida. Então, poder estar nesse ambiente fez com que eu visse o ato de conversar, ouvir sempre as duas partes da história e que alianças políticas são cruciais para o sucesso do seu mandato. Agradeço a Aliança histórica feita entre a UTFPR e entre inúmeras outras Instituições, tanto públicas quanto privadas! Por meio dessas parcerias que foi possível a UTFPR chegar onde chegou!”, comenta Luana.


Reportar erro