Home
/
Notícias
/
Curitiba
/
Estudantes da UTFPR Curitiba estão entre os finalistas de premiação internacional em Design

Estudantes da UTFPR Curitiba estão entre os finalistas de premiação internacional em Design

Publicado 6/13/2024, 4:55:41 PM, última modificação 6/17/2024, 3:03:30 PM
Erick Martins, Beatriz Makiyama e Jeniffer Nascimento foram selecionados pela criação do aplicativo “Tubo"

Erick Martins, Beatriz Makiyama e Jeniffer Nascimento foram selecionados pela criação do aplicativo “Tubo

Uma equipe de estudantes de Bacharelado em Design da UTFPR campus Curitiba está entre os finalistas ao prêmio LAD Awards (Latin American Design Awards), organizado pelo Latin American Design Festival, um evento anual com conferências, exposições e outras atividades para estudantes e designers latino americanos, em Lima, no Peru. Erick Martins, Beatriz Makiyama e Jeniffer Nascimento foram selecionados após submeterem o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da equipe, o aplicativo Tubo. O trabalho foi orientado pela professora Eunice Liu, do Departamento Acadêmico de Desenho Industrial (DADIN-CT).

Sobre o Tubo, Erick Martins explica que o aplicativo foi pensado para deixar o transporte público de Curitiba mais inteligente, permitindo verificar os horários e encontrar rotas de ônibus mais eficientes. Além disso, pelo Tubo, o usuário pode se cadastrar no sistema da URBS (Urbanização de Curitiba), utilizar o cartão de transporte digital, salvar destinos e linhas de preferência e conferir informações atualizadas. Todas essas funcionalidades são acessíveis sem que a pessoa precise sair de casa. De acordo com a professora Eunice, este TCC foi um dos projetos de interesse público pesquisados e desenvolvidos pelo UTLab Design. "Aresentamos o projeto previamente à presidência da URBS e homologamos a proposta por lá", explica a professora.

Para Erick e a equipe, receber a notícia sobre o projeto estar entre os finalistas do prêmio “foi bem emocionante, ficamos muito felizes e estamos ansiosos para o resultado! Por ser um concurso internacional de alta visibilidade, nos ajuda a divulgar a nossa solução e assim incentivar políticas inovadoras relacionadas ao transporte público na América Latina. Nosso objetivo desde o começo foi criar um projeto que possa ser implementado na cidade de Curitiba, acredito que estamos nesse caminho”.

O resultado do LAD Awards será no dia 11 de setembro, em Lima, no Peru. 





Reportar erro