Estudantes do campus Curitiba são finalistas de maratona nacional de programação
Pela primeira vez dois times formados por estudantes da UTFPR campus Curitiba se classificaram para a final nacional da Maratona de Programação da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), um deles formado apenas por meninas. A maratona é um evento que existe desde 1996 e destina-se a estudantes de cursos de graduação e início de pós-graduação em áreas de computação.
“É um orgulho muito grande estarmos entre os melhores times do país da maior competição de Programação do mundo! Mais ainda, é um orgulho muito grande ver a trajetória desses estudantes para alcançarem esse resultado. Eles não só têm treinado muito e se esforçado muito, mas também têm promovido ações extensionistas históricas na UTFPR dentro dos projetos Clube de Programação e Emílias, como oficinas, produção de conteúdo no YouTube, escolas de inverno, competições, grupos especiais de treinamento de mulheres etc. com ampla participação da comunidade”, orgulha-se o coordenador do Clube de Programação, professor Leandro Zatesko.
Classificação
A disputa classificatória foi realizada no dia 31 de agosto e contou com a participação de 847 equipes brasileiras, que competiram em vários locais. Os dez times da UTFPR-CT disputaram no campus Joinville da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). No total, 50 equipes de nove instituições lutaram por duas vagas na final. Nessa fase, o time “dijkstragédia” conquistou uma das vagas.
A segunda classificação do campus Curitiba se enquadra na categoria especial reservada para equipes formadas apenas por mulheres, em que 61 grupos de todo o país concorreram. As participantes do “O Problema do Gerbil Viajante” conquistaram a primeira posição.
A Final Brasileira será em João Pessoa, na Paraíba, entre os dias sete e dez de novembro de 2024.