Home
/
Notícias
/
Curitiba
/
Estudantes recebem prêmio de Melhor Resumo na 15ª edição do Computer on the Beach

Estudantes recebem prêmio de Melhor Resumo na 15ª edição do Computer on the Beach

Publicado 4/26/2024, 3:27:02 PM, última modificação 4/26/2024, 3:27:09 PM
Evento técnico-científico é promovido pela UNIVALI

LEGENDA E CRÉDITOS: Alunas Milena e Ana Carolina (da esquerda para a direita) recebem o prêmio de Melhor Resumo do Professor Juliano Gaspar da UFMG (Foto: Divulgação).

O resumo “Ode to Joy: uma proposta de projeto STEAM”, escrito pelas estudantes de Engenharia Elétrica da UTFPR campus Curitiba Ana Carolina Cordeiro Kaluzn e Milena de Paula Suota foi premiado como Melhor Resumo da 15ª edição do Computer on the Beach, realizado na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), nos campi de Balneário Camboriú e Itajaí (SC).

As autoras foram orientadas pela professora Sílvia Amélia Bim, do Departamento Acadêmico de Informática (DAINF). O texto é fruto do projeto realizado na disciplina Computação 1, ofertada no primeiro período do curso de Engenharia Elétrica. O objetivo foi mostrar como a música pode ser acessível para pessoas com deficiência auditiva. A inspiração das alunas veio de personalidades como Beethoven e Hellen Keller, que superaram suas limitações sensoriais. 

Usando conceitos básicos de programação, Milena e Ana criaram um projeto no simulador TinkerCad usando um microcontrolador Arduino Uno R3, um teclado 4x4 para representar um piano, um Piezo Buzzer para emitir vibrações a cada tecla pressionada no teclado e um display LCD 16x2 para exibir o nome da nota sendo executada.

Sílvia Amélia Bim destaca a importância de criar projetos articulados com questões relevantes, como a conexão entre as diferentes áreas STEAM - Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics (em tradução livre: Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática): "o projeto demonstra como a acessibilidade pode ser estudada, discutida e implementada desde os primeiros projetos de programação.”

Para Ana Carolina, receber o prêmio é a realização de uma meta: "quando fui aprovada no SISU, já tinha em mente algumas metas para alcançar no decorrer da graduação, e ter conseguido já no primeiro semestre só me deixou mais engajada." Já Milena comenta que o resultado do projeto e do resumo foi gratificante: "não esperava que o projeto fosse se tornar algo tão importante ao ponto de ganhar um prêmio. Tanto que tomamos um susto quando vimos o nome do projeto sendo chamado. Acho que essa experiência vai abrir muitas portas para gente.”

Computer on the Beach

O Computer on the Beach (COTB) é um evento técnico-científico realizado anualmente por docentes e estudantes dos cursos de Ciência da Computação Campus da UNIVALI. O objetivo é reunir diferentes profissionais da área de computação e estudantes, assim como oferecer um ambiente rico em discussões sobre as tendências de pesquisa e mercado da computação em suas diversas áreas.