Home
/
Notícias
/
Curitiba
/
EVENTO MARCA PARCERIA ENTRE PROGRAMA CIMCO E DISCIPLINA FUNDAMENTOS DA QUALIDADE DE VIDA

EVENTO MARCA PARCERIA ENTRE PROGRAMA CIMCO E DISCIPLINA FUNDAMENTOS DA QUALIDADE DE VIDA

Publicado 8/12/2018, 11:44:42 AM, última modificação 8/12/2018, 11:45:21 AM

“Saúde e Qualidade de Vida, um compromisso da UTFPR” celebrou este ano cinco anos de parceria, no campus Curitiba, entre o Programa Comunidade Integrada na Multiplicação de conhecimentos (CIMCO) e a disciplina Fundamentos da Qualidade de Vida. A celebração, dia 9, 10h, foi brindada com a palestra “Saúde Física e Mental no Ambiente Acadêmico”, por Adriana Stadnik, professora da disciplina. Essa foi a 47º ação em conjunto.

Para a coordenadora do programa CIMCO, Ilka Tripolone, o  “Saúde e Qualidade de Vida, um compromisso da UTFPR” busca fomentar a discussão sobre o assunto saúde na universidade, aproximando-se de saberes que viabilizam mudanças de pensamento, de comportamento e de atitude”.

Adriana Stadnik, do Departamento Acadêmico de Educação Física (DAEFI) do campus, ministrou para uma plateia variada, composta por estudantes e servidores da Universidade. A palestra versou sobre a necessidade da resposta de relaxamento, que, segundo a professora, é um comportamento fisiológico que ocorre por meio da ação do Sistema Nervoso Parassimpático,  fazendo frente às situações de estresse do cotidiano. A temática despertou interesse na comunidade, o que foi confirmado pelas perguntas ao final.

Além do colóquio, Adriana ensinou ao grupo uma técnica de meditação que conta com um aplicativo para celular (“5 minutos eu medito”), obtida por meio da parceria entre a UTFPR e a ONG Mãos sem Fronteiras e aplicada nas atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão coordenadas pela professora.

A abertura do evento se deu com Ilka Tripolone, que apresentou um relato histórico da parceria CIMCO - disciplina Fundamentos da Qualidade e Vida, relembrando e ressaltando a importância e a necessidade de ações conjuntas entre as diferentes áreas da UTFPR. Ilka também foi a responsável pelo encerramento, em que apresentou um vídeo contendo algumas das 47 atividades conjuntas desenvolvidas nos últimos cinco anos. Paralelamente foi montada, no hall do miniauditório da UTFPR, uma exposição com banners produzidos pela equipe CIMCO e os acadêmicos da disciplina do DAEFI ao longo desse tempo de bem sucedida união.

Reportar erro