Página Inicial
/
Notícias
/
Curitiba
/
ExperimentAnima 2022 da UTFPR se consolida como referência em animação experimental no Brasil

ExperimentAnima 2022 da UTFPR se consolida como referência em animação experimental no Brasil

Publicado 11/1/2022, 5:55:25 PM, última modificação 11/3/2022, 10:49:05 AM
O evento foi marcado pela grande adesão do público nacional e internacional

Conversa com Chico e Alba Liberato. Mediação da coordenação do III ExperimentAnima. (foto: Printscreen Youtube)

O III Encontro Nacional de Animação Experimental (ExperimentAnima) da UTFPR reuniu estudantes e profissionais da animação brasileiros e estrangeiros entre 22 e 26 de agosto, no Campus Curitiba. A proposta deste ano foi trabalhar os “Desafios e diversidades da animação experimental”. O evento técnico-científico  é gratuito  e foi organizado  pelo Núcleo de Design de Animação da UTFPR.  Durante os cinco dias foram realizadas palestras, rodas de conversas, apresentações de trabalhos acadêmicos e mostra de curtas.

O ExperimentAnima de 2022 foi marcado pela grande adesão do público, mais de 300 inscrições, e pela presença de Chico e Alba Liberato, artistas homenageados pela contribuição ao cinema e à animação nacional, além da parceria de mostras e palestras com ‘Sur a Sur’: Rede Latino-Americana de Estudos de Animação.

ExperimentAnima

Elisangela Lobo Schirigatti, coordenadora do ExperimentAnima, enfatiza a importância do encontro na desconstrução de preconceitos ligados à área. “Quando se fala de animação, parece que tudo está muito longe, precisa de muito dinheiro, de uma equipe grande e investimento. A animação experimental vem para quebrar essa barreira e mostrar que a animação é possível para qualquer um que deseja explorá-la. Se aproximem do núcleo de design da UTFPR para vivenciar todas as possibilidades de produção animada. O principal é contribuir para a sociedade, esse é nosso propósito”, convida a professora. 

A ideia de contribuição social da animação já é uma realidade alcançada pelo projeto. Em parcerias com a UTFPR e UFPR, o Núcleo de Animação participa com criação de animação para projetos na área da enfermagem e conscientização da doença de Parkinson. Marcelo Abilio Públio, vice-coordenador do projeto, ressalta que "com o crescimento dos contatos virtuais (redes sociais digitais, aplicativos, home office e EAD) a animação assume um papel de protagonista na difusão do conhecimento.”

As palestras e mostra de curtas do ExperimentAnima 2022 estão disponíveis no canal do Youtube ‘Núcleo Design de Animação UTFPR’. Para acompanhar esse e outros projetos acesse https://utfpr.curitiba.br/nucleodesignanimacao/