Home
/
Notícias
/
Curitiba
/
Mesa redonda debate acessibilidade na universidade

Mesa redonda debate acessibilidade na universidade

Publicado 3/21/2025, 3:15:58 PM, última modificação 3/21/2025, 3:16:05 PM
Evento faz parte da XV Jornada Pedagógica de Formação 


Nesta terça-feira (18), o auditório da sede Centro da UTFPR-CT deu espaço para a mesa redonda sobre o compromisso da instituição com a acessibilidade. Com participação do Juiz Luis Ricardo Catta Preta Silva Fulgoni e do Desembargador Sigurd Roberto Bengtsson (Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná), além da mediação de Tábata Brandt do Amaral (Comissão de Direitos das Pessoas com Deficiência da OAB-PR), o debate trouxe pontos importantes sobre o tema, como as ações afirmativas voltadas para pessoas com deficiências (PcD) no contexto da Justiça Eleitoral, além de um contexto histórico sobre o processo de inclusão, com foco em PcDs. 

Para o juiz Fulgoni, a inclusão esteve centrada por muito tempo em uma visão assistencialista, deixando de lado a singularidade do indivíduo e esta, por sua vez, não deve ser encarada somente pelas limitações da pessoa, mas por suas capacidades e contribuições para o ambiente escolar e social. O magistrado concluiu afirmando que a inclusão efetiva ocorre quando há respeito pelas diferenças e a construção de um espaço em que todos possam participar de forma ativa. 

XV Jornada Pedagógica de Formação

A mesa redonda é um dos eventos que fez parte da XV Jornada Pedagógica de Formação organizada pela UTFPR, evento que busca promover um espaço de diálogo e reflexão por meio da troca de conhecimento e vivências. Durante os dias 10 a 21 de março, a universidade recebe diferentes palestrantes para colaborar com a busca por novas abordagens pedagógicas que se alinhem às demandas atuais.






Reportar erro