Home
/
Notícias
/
Curitiba
/
NAPI Eletrônica orgânica será lançado em 25 de junho

NAPI Eletrônica orgânica será lançado em 25 de junho

Publicado 6/11/2024, 3:25:48 PM, última modificação 6/11/2024, 3:28:09 PM
Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação reúne pesquisadores da UTFPR, UEL, UEPG, PUC-PR, Lactec, universidades estrangeiras e empresas

Integrantes do NAPI em visita a uma das empresas participantes (FOTO: NAPI Eletrônica Orgânica)

Dez pesquisadores da UTFPR, sendo oito do campus Curitiba , irão participar do Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (NAPI) Eletrônica Orgânica, mantido pela Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná (FA). O grupo, que vai reunir 25 pesquisadores nacionais e internacionais, será lançado em um evento na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) no dia 25 de junho, às 14h30. O objetivo do NAPI Eletrônica Orgânica é sintetizar e caracterizar nanomateriais, novas moléculas e polímeros orgânicos e desenvolver dispositivos eletrônicos e optoeletrônicos orgânicos direcionados a aplicações nos setores de Energia, Meio Ambiente e Cidades Inteligentes.

Os NAPIs foram criados pela Fundação Araucária para incentivar e guiar a produção de conhecimento dos pesquisadores paranaenses. No caso do NAPI Eletrônica Orgânica, participam pesquisadores da UTFPR campus Curitiba , Toledo e Londrina , da Universidade Estadual de Londrina (UEL), da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), da Universidade de Aveiro (Portugal), da Universidade de Karlstad (Suécia), do Lactec, da Polícia Federal e das empresas Sanepar, LABGEO, Bosch, America R&D e Grafeno do Brasil. Os integrantes atuam nas áreas de Eletrônica Orgânica e Nanomateriais e têm como interesse comum a interface da academia com o setor produtivo, ou seja, com as empresas e instituições. 

NAPI Eletrônica Orgânica

“O objetivo principal do NAPI - Eletrônica Orgânica é atuar fortemente em temas relacionados ao meio ambiente. Uma das motivações da equipe é desenvolver meios para monitorar os poluentes na água, visando garantir a saúde pública, preservar ecossistemas aquáticos e proteger os recursos hídricos para as futuras gerações. Na agricultura, terá atuação no monitoramento e quantificação de bactérias promotoras do crescimento de plantas. Portanto, o desenvolvimento de sensores com tecnologia nacional para o monitoramento da qualidade do ar, água e solo em diversas regiões do Estado no Paraná vem de encontro a estes temas. O foco no meio ambiente permanece na busca do grupo pelo desenvolvimento de novos dispositivos de conversão (fotovoltaicos) e para armazenamento de energia (baterias, supercapacitores) de energia, preferencialmente com o uso de tecnologias com menor custo e rotas verdes de produção”, explica a coordenadora do NAPI Eletrônica Orgânica e professora do Departamento Acadêmico de Física (DAFIS) da UTFPR Curitiba , Andreia Gerniski Macedo.

Objetivos

Ainda de acordo com Andreia, no âmbito acadêmico, os participantes pretendem “fabricar em laboratório e caracterizar dispositivos voltados para energia: fotovoltaicos orgânicos, supercapacitores e baterias. Outro objetivo é desenvolver e caracterizar dispositivos óticos orgânicos, descartáveis e não poluentes, como detectores de moléculas específicas em meios fluidos (gases e líquidos), além de desenvolver dispositivos eletroquímicos orgânicos-inorgânicos como detectores de moléculas e biomoléculas específicas em diferentes matrizes”. 

Já as parcerias com empresas e outras instituições públicas têm objetivos específicos como a síntese de grafeno por esfoliação química, desenvolvimento de sensores de pressão com custo reduzido, entre muitos outros. A parceria com a Polícia Federal, por exemplo, pretende criar formas de detectar substâncias ilícitas em águas residuais e desenvolver sensores óticos para detectar vapores de explosivos.

Lançamento

O lançamento do NAPI Eletrônica Orgânica será no dia 25 de junho, às 14h30, no Auditório Gregor Mendel, no Bloco 3 da PUC-PR (Rua Imaculada Conceição, 1155), em Curitiba

Reportar erro