Notícias
/
Curitiba
/
Parque Científico e Tecnológico, Incubadora e FabTech são credenciados junto ao Separtec

Parque Científico e Tecnológico, Incubadora e FabTech são credenciados junto ao Separtec

Publicado 10/24/2023, 2:11:59 PM, última modificação 10/24/2023, 2:17:45 PM
Espaços poderão receber recursos do governo estadual

Sede Neoville (Foto: Matheus Costa).

No dia 12 de outubro, o Parque Científico e Tecnológico (PCT), a Incubadora Tecnológica (Sprint) e o FabTech (sigla baseada no conceito do FabLab Foundation - um laboratório de fabricação digital) do campus Curitiba foram credenciados junto ao Sistema Paranaense de Parques Tecnológicos (Separtec), um conselho estadual para elaborar políticas públicas para o desenvolvimento de parques tecnológicos.

O credenciamento é um marco importante para os ambientes, pois reconhece o compromisso com a educação, o desenvolvimento de inovações tecnológicas e a sustentabilidade. Agora credenciados, os ambientes serão agentes de inovação habilitados a receber recursos do governo do Paraná, explicam os professores Giuseppe Pintaúde, responsável pela Sprint, e o professor Charlie Miquelin, coordenador do FabTech. Essa entrada de recursos poderá facilitar o aprimoramento dos serviços desenvolvidos nesses locais.

De acordo com o professor Ricardo Fernandes, diretor do Parque Científico e Tecnológico, “o credenciamento do PCT-CT no Separtec representa um reconhecimento da sua qualidade e contribuição para o desenvolvimento tecnológico e social do país. Agora, com essa nova conquista, o PCT-CT está pronto para desempenhar um papel ainda mais central na promoção da inovação e no apoio à pesquisa e ao empreendedorismo. É um marco que reforça o compromisso da UTFPR com o desenvolvimento tecnológico e a criação de um futuro mais inovador, inclusivo e sustentável”.

PCT-CT, Sprint e FabTech

Localizado na Sede Neoville da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), o Parque Científico e Tecnológico da UTFPR-CT (PCT-CT) é um espaço cooperativo, voltado para a inovação e o desenvolvimento tecnológico, procurando promover o avanço da ciência e da educação, por meio de atividades de ensino, pesquisa e extensão. O parque une várias áreas de atuação, indo desde a pesquisa e o desenvolvimento de tecnologias de ponta até o apoio à criação de startups e empreendimentos inovadores.

Dentro do parque está o FabTech, o laboratório de fabricação digital da UTFPR. Nele, são disponibilizados equipamentos, especialistas e estrutura para auxiliar na educação de empreendedores, estudantes e interessados e na concretização de projetos.

Dentro dessa lógica de empreendedorismo e inovação, a UTFPR desenvolveu a “Sprint”, uma Incubadora que abriga empresas focadas no desenvolvimento regional por meio de projetos inovadores e dá suporte para que novos empreendedores consigam desenvolver seus planos, com uma infraestrutura de laboratórios para aperfeiçoamento de produtos, mentorias e capacitações voltadas para o crescimento e desenvolvimento das empresas incubadas.

Clique aqui para acessar o site do Parque Científico e Tecnológico.

Clique aqui para acessar o site da Sprint.