Pesquisadores da UTFPR criam plataforma que utiliza IA para ensinar matemática
Pesquisadores ligados ao Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica (PPGFCET) da UTFPR campus Curitiba desenvolveram uma plataforma para a construção de objetos de aprendizagem de Matemática que faz uso de programação intuitiva e conta com auxílio de Inteligência Artificial própria, a GenIA.
Um objeto de aprendizagem é todo e qualquer recurso utilizado como apoio no ensino de alguma disciplina, como o uso de vídeos e imagens. No caso da matemática, em específico, é comum a utilização de material dourado e jogos como o Tangram. Seguindo essa lógica, os pesquisadores do PPGFCET criaram a GenIA, uma plataforma de programação com apoio de inteligência artificial.
A GenIA
Criada pelo pesquisador Evandro Alberto Zatti, sob a orientação do professor Marco Aurélio Kalinke, do Departamento Acadêmico de Matemática (DAMAT), a plataforma foi pensada com o propósito de ajudar a construir pequenos programas para ensino da matemática, seguindo a lógica de outras similares, como a GeoGebra, site onde é possível criar e manipular digitalmente objetos matemáticos. Contudo, a GenIA inova ao propor o trabalho intuitivo com fluxograma.
“Ou seja, o usuário arrasta os comandos para um fluxograma, e eles vão sendo automaticamente executados. Em outras plataformas existentes, é preciso dominar uma linguagem de programação ou utilizar uma programação por blocos. Na GenIA, se arrasta para dentro do fluxo e se retira dele aquilo que não interessa”, explica o professor.
Além disso, dentro da GenIA há recursos de inteligência artificial que auxiliam o professor a identificar se um determinado programa criado por ele é de algum conteúdo matemático específico. Em termos práticos,“o professor pode ter um banco de dados onde informa ter, por exemplo, programas de equação do 2º grau. Quando ele construir um novo projeto, a plataforma dará um retorno informando que o programa parece ou não com aqueles do banco de dados. Isso dá maior acurácia a GenIA” exemplifica Kalinke.
Para o futuro, os envolvidos no projeto da plataforma pretendem implementar mais recursos de inteligência artificial para que a GenIA consiga gerar um modelo pronto de algum objeto matemático que o usuário deseje criar e, a partir dele, ir acrescentando ou retirando informações para adaptar o produto ao que se espera alcançar.
Grupo de Pesquisa sobre Tecnologias na Educação Matemática (GPTEM)
A GenIA faz parte de um projeto maior de pesquisa, o Grupo de Pesquisas sobre Tecnologias na Educação Matemática (GPTEM), que estuda os impactos do uso da inteligência artificial na educação. Nesse contexto, a plataforma é utilizada com alunos e professores de ensino médio e graduação para entender como esse público enxerga a GenIA, principalmente em termos de possibilidades de aplicação na educação.