Home
/
Notícias
/
Curitiba
/
Pesquisadores do CERNN participam do Congresso Internacional de Reologia

Pesquisadores do CERNN participam do Congresso Internacional de Reologia

Publicado 9/15/2023, 4:01:50 PM, última modificação 9/15/2023, 4:09:44 PM
Evento na Grécia reuniu pesquisadores de vários países

Pesquisadores do CERNN durante o Congresso Internacional de Reologia (Foto: Luis Quitian).

Entre os dias 29 de julho e 4 de agosto, pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica e Materiais (PPGEM) e integrantes do Centro de Pesquisa em Reologia e Fluidos Não Newtonianos (CERNN) participaram do Congresso Internacional de Reologia, ciência que estuda a deformação e o escoamento de corpos sólidos ou fluidos quando expostos a uma força ou tensão. O evento ocorre a cada quatro anos em diferentes países ao redor do mundo e, nesta edição, a cidade de Atenas, na Grécia, foi sede do congresso.

Durante o evento, os pesquisadores do CERNN tiveram a oportunidade de compartilhar conhecimentos por meio de pôsteres e apresentações que foram avaliados por uma banca e expostos para outros especialistas e colegas. “Tivemos o privilégio de assistir a apresentações de alto nível, onde o estado da arte em termos de análise, representação e simulação de materiais complexos foi debatido de maneira aprofundada (...) Essa interação direta com colegas e especialistas foi fundamental para o fortalecimento das relações profissionais e para o estabelecimento de novas parcerias”, comentou Luis Quitian, pesquisador do CERNN.

O CERNN

O Centro de Pesquisas em Reologia e Fluidos Não Newtonianos (CERNN) foi criado em 2014 por professores da área de Ciências Térmicas dos cursos de graduação, mestrado e doutorado em Engenharia Mecânica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

O CERNN conta com 12 linhas de pesquisas que trabalham com temas como áreas de Escoamentos, Transferência de Calor e Reologia de Fluidos Não Newtonianos, tanto em Meios Contínuos como Poro-Contínuos. Os projetos realizados possuem aplicações em diversas áreas, tais como Indústrias Alimentícias, Indústria de Petróleo, Indústrias de Cosméticos e entre outros.

Clique aqui para acessar o site do CERNN.