Piloto do Programa de Gestão e Desempenho (PGD) é realizado na UTFPR campus Curitiba
O projeto de experiência do Programa de Gestão e Desempenho (PGD) no campus Curitiba começou a ser realizado no início deste mês de dezembro. Os setores participantes, com suas divisões, são a Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos (COGERH), o Departamento de Orçamento, Finanças e Contabilidade (DEOFI) e o Departamento de Materiais e Patrimônio (DEMAP). Durante os próximos três meses estes setores irão testar o modelo de trabalho proposto no PGD, que leva em conta a produtividade e o cumprimento de atividades e não a frequência ao local de trabalho.
O piloto iniciou depois da etapa de preparação da tabela de atividades e da configuração do sistema SUSEP, que será usado para fazer o controle de entrega das atividades. Durante os testes do PGD, os setores envolvidos permanecerão abertos e com atendimento presencial por, no mínimo, oito horas diárias. Haverá também a possibilidade de atendimento remoto por e-mail, telefone e pelo ChatUT, o chat institucional da UTFPR.
COGERH
A COGERH está participando dos testes do PGD. A coordenadoria segue com atendimento presencial todos os dias da semana no horário das 8h às 12h30 e das 13h30 às 17h. Os servidores participantes do PGD também podem ser contatados pelos telefones e e-mails listados na tabela abaixo.
DEOFI, DEMAP e COGETI
O DEOFI, DEMAP e COGETI ainda não iniciaram o teste do PGD, pois estão realizando ajustes. Assim que definidos, os horários e telefones para atendimento remoto serão divulgados para toda a comunidade.
COUNI
O período de experiência pode ser prorrogado por até mais três meses. Depois os setores participantes vão retornar ao modelo tradicional de controle de frequência e a experiência será apresentada ao Conselho Universitário (COUNI), que irá deliberar sobre as regras de aplicação do PGD nos demais setores administrativos da universidade.
Instrução Normativa
O PGD foi proposto pelo Ministério da Economia por meio da Instrução Normativa (IN) número 65 de 2020. A IN apresenta orientações e critérios para a realização do teletrabalho integral ou parcial na administração federal.
De acordo com a IN, as atividades realizadas pelos servidores que aderirem ao programa precisam ter resultados mensuráveis, com metas, prazos e entregas previamente definidos com as chefias, com foco na produtividade e nos resultados e não no controle de frequência. O teletrabalho não pode reduzir a capacidade de atendimento ao público interno e/ou externo dos setores.
Inovação e trabalho criativo
O objetivo do PGD é promover a produtividade e a qualidade das entregas, atrair e manter talentos, contribuir com a motivação e com a qualidade de vida dos participantes. O programa também pretende reduzir os custos do poder público e estimular o trabalho criativo e a inovação.
Para mais informações sobre o PGD e atualizações sobre o cronograma da experiência piloto, acesse: http://portal.utfpr.edu.br/servidores/site/programa-de-gestao-e-desempenho.