Pista de corrida na Sede Neoville é revitalizada
A pista de corrida da Sede Neoville, situada no bairro Cidade Industrial, foi revitalizada por meio do projeto social de inclusão do atletismo da UTFPR. Foram construídas as áreas de arremessos e lançamentos (também chamadas de círculos oficiais) para dar continuidade ao processo de treinamento da equipe de atletismo de Curitiba.
O projeto foi realizado em dois momentos. O primeiro passo foi a revitalização de antigos equipamentos desportivos para transformar o ambiente em um polo de atividades esportivas e de lazer. Na sequência, criou-se uma relação com o curso de Educação Física para estimular os acadêmicos a se capacitarem para inserções nas modalidades desportivas. Isso foi possível por meio da aproximação entre as instituições públicas em parcerias federais, estaduais e municipais para fomentar projetos sociais.
Com a obra, será possível ampliar a busca por talentos e desenvolvimento. A reforma no local se dá de maneira contínua, com a oportunidade de receber da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), que é uma das instituições envolvidas no projeto, a homologação de centro de excelência, uma vez que o ambiente, os atletas e os treinadores, têm credenciais que os habilitam a isso.
O Percurso das reformas na Pista de Atletismo
A reforma da pista começou em novembro de 2017, com a direção do campus de Marcos Flavio de Oliveira Schiefler e a professora Maressa Mocellin, chefe do Departamento Acadêmico de Educação Física (DAEFI). Na época foi retirada uma camada de terra antiga e recolocadas as camadas de brita e de pó de brita.
Em 2018, o professor Fabio Stinghen, chefe do DAEFI, juntamente com a Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (SMELJ), fechou uma parceria com a disciplina de Atletismo para a condução de um projeto de extensão - Atletismo Social, que permitiu a chegada de um treinador e de equipamentos para a prática do atletismo na sede Neoville.
O Projeto social de inclusão do atletismo
O projeto de extensão é resultado da reunião de entidades esportivas, como a UTFPR campus Curitiba e membros da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), que firmaram parceria para idealizar projetos de requalificação e revitalização de equipamentos públicos desportivos.
O professor Fabio Stinghen ressalta a importância do projeto, pois será possível dar protagonismo aos estudantes do curso de Educação Física, capacitando os acadêmicos, tanto de graduação quanto de pós-graduação, na área de atletismo.