PPGEL começa 2023 com aula magna ministrada por professor de universidade peruana
O Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens (PPGEL) realizou a primeira aula magna da história na noite de segunda-feira, 27 de março, no miniauditório da sede Centro. O convidado foi Luis Antonio Bejar, professor da Universidade Católica de Santa Maria, em Arequipa, no Peru. A aula teve como tema "Formação de pesquisadores em educação: Cenários e perspectivas decoloniais", descrita pelo convidado como "educação libertadora, contra uma imposição monocultural no processo formativo".
Na abertura do evento, o professor Márcio Matiassi Cantarin, coordenador do PPGEL, comentou que em universidades de Coimbra se usa a expressão "oração de sapiência" para descrever as aulas magnas. O termo combinou com parte da formação do convidado, que além de doutor em Educação pela Universidade Católica de Santa Maria, de Arequipa (Peru), também é um "cura" - padre, em espanhol.
Argentino de nascença, Bejar vive no Peru há 25 anos, e suas aulas e pesquisas "propõem a educação a partir dos muitos emergentes, e não de poucos emergidos". Atuante em várias universidades pelo Peru, o docente presenciou o que considera "situações de injustiça e iniquidade vividas pelo povo", as quais procura combater por meio de uma prática que busca "colocar-se com os demais, comprometer-se com a transformação da sociedade", por meio de "ação coletiva para a construção do tecido social". A metodologia do professor Bejar lembra a de Paulo Freire, pois o convidado argentino também se põe contra o que considera "uma educação bancária" e visa "uma formação aberta que vá além das fronteiras".
PPGEL
Em atividade desde 2015, o PPGEL conta com três linhas de pesquisa na área de Linguagem e Tecnologia em que relações com a sociedade integram aulas e estudos de seus mestrandos.
O Programa está com processo seletivo de mestrado aberto, com inscrições em maio, e as linhas de pesquisa podem ser acessadas aqui.