Home
/
Notícias
/
Curitiba
/
PPGSAU começa 2023 com aula magna de professor da CAPES

PPGSAU começa 2023 com aula magna de professor da CAPES

Publicado 3/24/2023, 5:34:50 PM, última modificação 3/24/2023, 6:06:49 PM
Carlos Alberto Cioce Sampaio foi um dos incentivadores do Programa

A aula do professor Sampaio, sobre Max-Neef, visa integrar a ciência à sociedade (Foto: IEA/USP).

A aula magna do Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade Urbana (PPGSAU) foi realizada na sexta-feira, 24 de março, ministrada pelo professor Carlos Alberto Cioce Sampaio, coordenador da área de Ciências Ambientais da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES).

Ao apresentar o convidado, o professor Valdir Fernandes (PPGSAU) disse que a ciência precisa estar conectada à sociedade, reforçando um dos objetivos do Programa. A professora Faimara do Rocio Strauhs (PPGSAU) lembrou que o professor Sampaio foi um dos incentivadores do PPGSAU, sinalizando uma das parcerias desenvolvidas por ele.

O professor Sampaio contou que é considerado "o representante brasileiro do trabalho de Manfred Max-Neef", tema da palestra. O docente apresentou uma tese desenvolvida em 1983 por Max-Neef, a do Desenvolvimento em Escala Humana, criada na emergência da sustentabilidade, nos anos 80.  Um dos princípios era "vincular o desenvolvimento à qualidade de vida", segundo Sampaio. Tal meta se relaciona às "necessidades básicas (alimentação, afeto, transporte), que são as mesmas em vários períodos e culturas, mas houve mudanças na forma de satisfazer essas necessidades", explica. A tese de Max-Neef, segundo ele, também "vê a sociedade de consumo de maneira crítica, com seus limites reducionistas", pois se avalia "a capacidade do planeta de atender às necessidades", completa.

A aula magna foi virtual e contou com cerca de 60 participantes, entre docentes e alunos do PPGSAU. Fundado em 2019, o programa caminha para formar sua primeira turma de Doutorado. A história do PPGSAU pode ser acessada aqui.