Professor da UTFPR Curitiba participa de comissão em prol do esporte paranaense
O professor Julio Cesar Bassan, do Departamento Acadêmico de Educação Física da UTFPR Curitiba (DAEFI-CT), está participando da Comissão do Programa Estadual de Fomento ao Esporte do Estado do Paraná (CPROESPORTE) no Biênio 2022- 2023. O PROESPORTE, instituído por lei, permite que parte do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) seja destinado a projetos credenciados pela Superintendência Geral do Esporte do Paraná.
Julio, que já atuou como técnico da seleção brasileira de karatê, é doutor em Fisiologia do Exercício e Nutrição Humana pela Universidade Católica de Murcia da Espanha. O professor tem artigos publicados sobre atletas de alto rendimento e entende que a ciência pode colaborar com atletas e técnicos das mais variadas modalidades.
Formada por atletas, ex-atletas, gestores de confederações e do esporte municipal, a comissão tem o papel de elaborar editais, indicar membros para comissões técnicas, analisar, avaliar e aprovar projetos, além de estabelecer um plano anual de ações e propor alterações estatutárias. O programa foi criado em 2013 e regulamentado em 2017.
“Neste momento há atletas paranaenses que sem este projeto não estariam no cenário nacional e internacional, inclusive, no paradesporto, o primeiro do ranking no triathlon”, comenta Julio. O docente se refere a Ronan Cordeiro, atleta curitibano e primeiro lugar no ranking mundial de Triathlon Paralímpico.
“Houve uma evolução quantitativa e qualitativa no desporto paranaense devido a este apoio”, finaliza o professor que aponta o PROESPORTE como essencial para as atividades do esporte paranaense.