Professora da UTFPR Curitiba lança "Poesia e Identidade", produto de um projeto de extensão

O Auditório da Sede Ecoville do Campus Curitiba recebeu versos, acordes e sensibilidades do projeto de extensão e disciplina coordenados pela professora Rafaela Fortunato, do Departamento Acadêmico de Arquitetura e Urbanismo (DEAAU-CT). Foi o lançamento de mais uma edição do livro "Expressão Criativa: Poesia e Identidade", resultado do trabalho da docente, estudantes e colaboradores que acontece no âmbito da disciplina Expressão Criativa.
Essa foi a terceira edição do livro, que é um dos produtos do projeto de extensão de mesmo nome derivado das atividades em classe. A obra consiste numa coletânea de poesias inéditas escritas por estudantes da disciplina - que é aberta a todos os cursos - e colaboradores, que são estudantes de nível médio da escola pública onde a extensão desempenha outra parte de suas atividades.
O livro também conta com ilustrações autorais e a participação especial do professor Davi Brito, do ensino básico estadual. Para baixar o e-book, clique aqui.
Um fim de tarde feminino
O lançamento da 3a edição do e-book "Poesia e Identidade" aconteceu durante evento dedicado à prática científica e iniciativas produtivas femininas. Constituiu a atividade de encerramento do II Simpósio de Empreendedorismo Tecnológico Feminino, evento que durou dois dias.
Com projeção de poesias e ilustrações do livro, a professora Fortunato, que é musicista, performou em voz e violão músicas de compositoras mulheres; e a seu lado duas das autoras que tiveram poesias publicadas,Thais Santana e Dafne Tonelini Sampaio, declamaram algumas delas. A plateia composta majoritariamente por mulheres (docentes, técnicas e estudantes-empreendedoras) cantou e compartilhou os sentimentos expressos em verso.

Extensão dedicada à sensibilidade
Um dos pilares da universidade pública brasileira é a extensão, faceta da prática acadêmica na qual a universidade contribui com a sociedade. A partir da disciplina Expressão Criativa, a professora Rafaela Fortunato desenvolveu também, dois anos atrás, concomitantemente, o projeto de extensão "Oficina de poesia e música: Expressão Criativa/ Versos em Movimento", com os objetivos de "ampliar o repertório em MPB e incentivar o conhecimento e o 'fazer poético'", entre outros, tanto em graduandos como em alunos da rede de ensino básico.
Entre as atividades da extensão esteve, nesse tempo, o lançamento de duas edições anteriores de "Poesia e Identidade", incluindo colaboração de estudantes de nível médio, oriundos das visitas que o projeto fez ao Colégio Estadual Manoel Ribas, na Vila Torres, com o qual desenvolve parceria. Para saber mais sobre as atividades do projeto em anos anteriores, clique aqui e aqui .
Uma vez por semestre, desde 2022, a professora e os estudantes do projeto de extensão promovem uma tarde de música e poesia naquele colégio. Além de ter contato com arte e expressão de sentimentos, os estudantes que demonstrarem interesse e dedicação podem até ter poesias publicadas. Um dos parceiros do projeto na escola é o professor Davi Brito, que também é músico e colaborou na produção deste terceiro volume.
“Viva a Arte, Educação e Cultura. Afinal, viver é a maior poesia. Que sejamos todos poetas!!!” - professora Rafaela Fortunato
