Notícias
/
Curitiba
/
Professora do Departamento de Educação da UTFPR, Câmpus Curitiba recebe prêmio em Brasília

Professora do Departamento de Educação da UTFPR, Câmpus Curitiba recebe prêmio em Brasília

Publicado 12/11/2017, 4:42:08 PM, última modificação 12/12/2017, 11:22:25 AM

Com formação na graduação e pós-graduação (mestrado e doutorado) na UEPG, Silvana Stremel recebeu ‘Menção Honrosa’ do Prêmio Capes de Tese 2016 da área de Educação, em cerimônia realizada na quinta-feira (07 de dezembro), em Brasília,, às 17h, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB). A outorga da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) destaca a tese “A constituição do campo acadêmico da política educacional no Brasil” defendida, em 2016, sob a orientação do professor Jefferson Mainardes, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UEPG.

O trabalho da doutora Silvana Stremel registra a investigação de processos que permeiam a história da política educacional como um campo específico. Também traz a identificação de demarcações temporais no processo de constituição desse campo no contexto brasileiro. 0s resultados indicam que se trata de um campo em construção, ainda com diversas questões a serem resolvidas com vistas a sua consolidação. A premiação aponta que o tema se constituiu em contribuição de extrema valia para o desenvolvimento e aprimoramento da área - e para o avanço da pós-graduação e do conhecimento científico de qualidade no Brasil.

A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Osnara Maria Mongruel Gomes, ressalta a importância da conquista para o PPGE e para a pós-graduação da UEPG. Para a professora, o Prêmio se constituiu no resultado da política de incentivo à verticalização do ensino - que se consolida com a evolução do programa de pós-graduação nas avaliações quadrienais da Capes. A pró-Reitor cita que, na avaliação de 2017, o Programa de Pós-Graduação em Educação obteve o conceito elevado de 4 para 5. Osnara Mongruel ressalta que a história da pós-graduação stricto

Doutora e mestre em Educação pela UEPG, Silvana Stremel é professora do Departamento de Educação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Câmpus Curitiba. No mestrado realizado na UEPG, em 2011, apresentou a dissertação “A organização da escolaridade em Ciclos de Aprendizagem: uma análise dos processos de recontextualização e de formulação de políticas”, também orientada pelo professor Jefferson Mainardes.

Colabora com a Red de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa (ReLePe), assistente editorial da Revista Práxis Educativa  e da Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, membro do Grupo de Pesquisa sobre desenvolvimento profissional docente - Transmutare (UTFPR) e do Grupo de Pesquisa Políticas Educacionais e Práticas Educativas (GPPEPE) da UEPG.

O Prêmio ‘Capes de Tese’ é a maior premiação do gênero no País. Neste ano, foram avaliadas as teses defendidas em 2016. O resultado do Prêmio foi publicado no Diário Oficial da União de 10 de outubro de 2017, seção 1, páginas 09 a 14, Portaria n° 199, de 06 de outubro de 2017.