Notícias
/
Curitiba
/
Projeto “VAMOS” da UTFPR promove a Exposição “A Universidade vai à Comunidade”

Projeto “VAMOS” da UTFPR promove a Exposição “A Universidade vai à Comunidade”

Publicado 10/31/2022, 7:43:33 PM, última modificação 11/3/2022, 10:50:35 AM
A finalidade da exposição mostrou soluções de intervenção arquitetônica, design, projetos socioambientais, centros comunitários, entre outros

O trabalho faz parte do projeto Erasmus+, promovido pelo projeto “VAMOS”, que envolve professores e alunos da UTFPR. (Foto: Ascom)

A Exposição “A Universidade vai à Comunidade” apresentou os resultados dos estudos desenvolvidos no curso de Virtual Exchange (Intercâmbio Virtual), no dia 23 de setembro, no Colégio Estadual Manoel Ribas, situado no bairro Prado Velho. O projeto defende o papel social da universidade e a aproximação dos estudantes e professores de problemas reais da sociedade. 

O trabalho propôs à comunidade soluções de intervenção arquitetônica, design, projetos socioambientais, centros comunitários para interação entre atores sociais e capacitação, esporte, turismo sustentável de base comunitária, hortas urbanas, saneamento biológico, geração de renda dentro da lógica da economia solidária e circular, entre outros. 

A exposição faz parte do projeto Erasmus+, promovido pelo projeto “VAMOS”, que envolve docentes e discentes da UTFPR. A Exposição mostrou como resultado a escuta da comunidade, entre alunos do campus Curitiba, Universidade de Uppsala (Suécia) e a Universidade Tecnológica de Honduras (UTH).

O encontro realizado no Colégio  recebeu a presença de Davi Brito da Silva, professor de Língua Portuguesa e Literatura da Escola Manuel Ribas, Júlio Cesar Bastos, Diretor da Escola, Valdemilson Osório de Campos Tanaka, Mecânico e líder da comunidade Vila Torres, Claudia Xavier, da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG), Marcos de Oliveira Schiefler Filho, reitor da UTFPR, Patricia Peralta, especialista em Construções Sustentáveis (CECONS) e Eloy Casagrande, coordenador Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade (PPGTE).

De acordo com as respostas das mais de 50 crianças e adolescentes do Colégio, filhos de catadores e trabalhadores locais, os temas mais sugeridos estavam voltados para soluções ambientais como a manutenção e limpeza dos rios, segurança pública e lazer. Os alunos destacaram que gostam da merenda escolar e falaram de seus planos e sonhos. Visitas e entrevistas também foram realizadas com professores do colégio, líderes da comunidade e membros de organizações sociais que atuam na Vila Torres. 

Conforme Valdemilson Tanaka, líder comunitário da Vila Torres, “queremos que o projeto saia do papel e se transforme em realidade aqui na Vila e aconteça, pois estamos cansados da chegada de pesquisas desenvolvidas neste espaço e que não se realizam. Lutamos para que as pessoas deem a merecida atenção para a nossa Vila”, comenta ele.

Conheça o Projeto

Desde 2021, o “VAMOS” é um projeto Erasmus+ da União Europeia, coordenado pela Uppsala University (Suécia) e tem a participação da University of Padua (Itália), UNI Collaboration (Espanha), da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) (coordenação do Prof. Eloy Casagrande), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidad Pedagógica Nacional Francisco Morazán (Honduras), Technological University of Honduras, National University of Forestry (Honduras). 

O objetivo é trocar conhecimentos sobre o desenvolvimento sustentável e criar a interação de diferentes níveis entre a comunidade acadêmica por meio de vários treinamentos, workshops e cursos à distância para construir um intercâmbio virtual. O projeto, que finaliza em dezembro de 2022, segue a proposta de sequência envolvendo mais alunos e professores em trabalhos de extensão na comunidade da Vila Torres e Vila Parolin, além da iniciativa privada, ONGs e o poder público para implantá-los. Já há suporte de empresários e doadores que estão alinhados com o propósito e espera-se ainda este ano iniciar-se a implantação de alguns deles.

Alunos da graduação de Engenharia Civil e Arquitetura da UTFPR, mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade (UTFPR), alunos do Projeto Sala Verde, do Campus Dois Vizinhos, além de estudantes de diferentes formações, das universidades parceiras participaram do curso piloto de "Virtual Exchange" (Intercâmbio Virtual) de cinco semanas, onde se desenvolveu projetos para melhorar a qualidade de vida das comunidades. Posteriormente, estes projetos foram também aprimorados por alunos do Curso de Especialização em Construções Sustentáveis (CECONS), do campus Curitiba.