Home
/
Notícias
/
Curitiba
/
Projeto de Extensão AcerMat realiza oficina de produção de videoaulas

Projeto de Extensão AcerMat realiza oficina de produção de videoaulas

Publicado 10/16/2024, 3:40:57 PM, última modificação 10/16/2024, 4:30:45 PM
Evento faz parte da IV Gaussemana, a Semana Acadêmica de Matemática da UTFPR Curitiba

Durante a IV Gaussemana, a Semana Acadêmica de Matemática, integrantes do projeto de extensão AcerMat, Acervo de Videoaulas de Matemática, realizaram uma oficina para alunos de licenciaturas do campus para ensinar como gravar, editar e disponibilizar aulas em vídeo, de forma acessível a alunos com deficiências. O AcerMat é desenvolvido por professores e estudantes do curso de Licenciatura de Matemática da UTFPR Curitiba e produz videoaulas de curta duração para serem disponibilizadas no Youtube. 

“É importante começarmos a produzir videoaulas como parte da formação dos nossos licenciandos, pois é mais um meio que temos para disseminar o conhecimento. Ainda mais porque percebemos que existe muito preconceito nas universidades em relação a esse tipo de comunicação, como se video fossem algo exclusivo de youtubers. Na verdade, isso impede que o conhecimento acadêmico e científico gerado nas universidades seja divulgado adequadamente. O que estamos fazendo aqui é exatamente o oposto: estamos produzindo videoaulas com conceitos que são bem estudados e pesquisados, apresentando-os em uma linguagem adequada para a educação básica, adaptada para alunos cegos. Além disso, as videoaulas são editadas em Libras, tornando-as mais inclusivas” explica a coordenadora do projeto, professora Edna Sakon Banin, do Departamento Acadêmico de Matemática (DAMAT).

A ideia da oficina é popularizar as técnicas de produção de videoaulas. “Essas aulas têm duração de três a quatro minutos, abordam tópicos específicos e lidam com dificuldades que os alunos podem ter, especialmente na matemática. Buscamos esclarecer essas dúvidas de forma rápida e objetiva. Acredito que, se todas as nossas licenciaturas também se engajarem nesse projeto, poderemos popularizar tanto o conhecimento quanto as ações produzidas aqui na UTFPR. Essa é uma contribuição importante da universidade pública”, finaliza a professora Edna. 

Durante a oficina coordenada por Edna, foi realizada uma aula sobre roteirização, com a professora Angelita Minetto Araújo (DAMAT). O professor Henrique Oliveira da Silva, do Departamento de Educação (DEPED), ensinou a respeito de elementos de gravação. Por fim, a professora Ana Cristina Munaretto (DAMAT) apresentou os princípios da edição aos participantes do evento. A oficina contou com o auxílio dos bolsistas Camila Trevisan, Eduardo Freitas, Samuel Rocha, Luiz Fernando e Theolem Martins, além dos professores João Carlos Pereira (DEPED), George Arruda (DAMAT), Olga Harumi (DAMAT) e Daniele Durski (DAMAT) .

Reportar erro