Home
/
Notícias
/
Curitiba
/
Projeto de extensão auxilia no combate ao estresse

Projeto de extensão auxilia no combate ao estresse

Publicado 4/13/2023, 4:24:05 PM, última modificação 4/14/2023, 9:22:14 AM
Calma na Crise oferece recursos para comunidade acadêmica cuidar da saúde mental

Uma das atividades do projeto (Foto: Calma na Crise).

O projeto de extensão Calma na Crise é focado no bem-estar da comunidade acadêmica do campus Curitiba da UTFPR. A atividade, uma parceria entre a UTFPR-CT e o Instituto Visão Futuro, começou no segundo semestre de 2022 e tem como objetivo auxiliar estudantes e servidores a lidar com o estresse e a ansiedade.

A ideia do projeto foi da coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, professora Isabel Borba. “No primeiro semestre de 2022 ocorreu o trâmite do processo de duas formas: a assinatura da parceria e a aprovação do Projeto de Extensão e, em agosto de 2022, foi lançado o primeiro curso Calma na Crise na UTFPR", comenta. A docente passou a observar o aumento nos casos de depressão e estresse entre os alunos durante a pandemia. “Diante disso, entrei em contato com o Instituto Visão Futuro, que estava oferecendo o Calma na Crise para outras universidades públicas, e com a direção do campus, que também demonstrou interesse no projeto”, ela relembra.

Calma na Crise

O projeto é composto por técnicas de relaxamento e é dividido em quatro módulos quinzenais. Os encontros presenciais acontecem na sala da orquestra, no bloco V da sede Centro e as aulas on-line são ministradas por Susan Andrews, diretora do Instituto Visão Futuro, e por Ernesto Imakuna, médico cirurgião especialista e professor de medicina da Universidade de São Paulo (USP). As professoras Isabel e Marcia Keiko Ono Adriazola também integram a equipe.

Segundo Isabel, conhecer tais técnicas é importante para toda a comunidade acadêmica. “Conheci o Instituto Visão Futuro em 2011, quando fiz o curso de Biopsicologia 1. Na ocasião, estava como coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo pela primeira vez e percebi como aqueles conhecimentos seriam importantes para toda a comunidade universitária”, ela conta. Além disso, a atuação ultrapassa os muros da UTFPR, pois o projeto é levado “para uma comunidade carente próxima à sede Ecoville”, diz Isabel. “E esse contato com a comunidade é realizado pelos estudantes participantes”, finaliza.

Serviço

Calma na Crise

Módulos quinzenais intercalam encontros presenciais e virtuais via Zoom

Aulas presenciais: Sala da Orquestra, Bloco V, Sede Centro (Av. Silva Jardim, 807)